Uma rede de carregamento rápido de camiões elétricos é uma parte fundamental da transição para um transporte pesado mais sustentável. Na Suécia está prevista a abertura de cerca de 130 postos de carregamento até 2024. As estações são operadas por várias empresas diferentes, e a Volvo Trucks é um dos parceiros envolvidos.
O serviço será lançado pela primeira vez na Suécia. "Este é um verdadeiro avanço para a eletrificação do transporte pesado. Os nossos clientes poderão aceder a carregadores rápidos públicos em toda a Suécia e, como resultado, tornar-se elétrico é mais fácil do que nunca", diz Roger Alm, presidente da Volvo Trucks, precisando que o novo serviço está aberto a todas as marcas de camiões e apresenta todas as estações de carregamento adequadas para veículos pesados, independentemente de quem os opere. O utilizador pode pagar à cobrança por meio da nova plataforma: num futuro próximo, a reserva de tempo de carregamento também será possível.
"Os clientes poderão obter informações fiáveis sobre onde encontrar estações de recarga para camiões elétricos pesados e podem ter a certeza de que estão pagando um preço justo de mercado sem taxas ocultas. Com a possibilidade de planear a rota com antecedência, estou convencido que este é um passo importante para tornar os camiões elétricos ainda mais populares entre os frotistas", diz Roger Alm.
A Volvo Trucks está a trabalhar em estreita colaboração com os operadores de pontos de carregamento em todo o mundo para expandir a rede e o serviço da forma mais integrada e rápida possível.
A Volvo Trucks também está a construir uma infraestrutura de carregamento por meio da Milence, uma joint venture formada com a Daimler Truck e o Traton Group. A parceria resultará na instalação e operação de pelo menos 1.700 pontos de carregamento de energia verde de alto desempenho em autoestradas, bem como em centros logísticos em toda a Europa. A infraestrutura oferecerá carregamento para todos os veículos elétricos a bateria pesados, independentemente da marca.