A Volvo Trucks continua a entrar em novos mercados com os seus camiões elétricos a bateria. A empresa já entregou os seus primeiros camiões elétricos pesados para a América Latina, a clientes no Brasil, Chile e Uruguai, aumentando para 45 o número de países, em seis continentes, onde já fez entregas deste tipo de veículos.
Há um interesse crescente entre as empresas de transporte nesses países em mudar para métodos de transporte pesado mais sustentáveis, como ficou demonstrado com estas entregas. O Brasil é um mercado importante para a Volvo Trucks, pois em 2022 a Volvo entregou 26.159 camiões para clientes no Brasil.
"Muitos transportadores na América Latina têm grandes ambições em relação ao transporte de camiões com emissões zero. Estamos muito orgulhosos e entusiasmados por termos sido escolhidos para apoiar os nossos clientes quando estes começam agora a sua jornada de eletrificação. Acreditamos que mais empresas de transporte virão em breve", diz Wilson Lirmann, presidente da Volvo Trucks América Latina.
No Brasil, a Reiter Log, que é uma das maiores operadoras logísticas do Brasil, passará a utilizar cinco veículos elétricos Volvo FM em diversas rotas. Os camiões serão alugados através da Volvo Financial Services. No Chile, as duas empresas SQM e El Libertador começaram a usar cada uma um camião Volvo FH Electric. No Uruguai, um Volvo FM Electric será usado pela Bitafal.
As versões elétricas do Volvo FH e Volvo FM podem operar com um peso total de 44 toneladas. Os camiões podem ter autonomia de até 300 quilómetros com carga completa.
A Volvo Trucks foi o primeiro fabricante global a iniciar a produção em série de camiões elétricos em 2019. Hoje tem uma vasta linha elétrica com um total de seis camiões elétricos que podem lidar com uma ampla variedade de tarefas de transporte, incluindo distribuição urbana e recolha de resíduos, transporte regional e obras de construção. A Volvo Trucks tem como meta que 50% das vendas globais de novos camiões sejam elétricos em 2030.
PR