A Renault Trucks continua seu trabalho de pesquisa e desenvolvimento com o seu camião de laboratório, Oxygen. Depois de uma fase inicial de testes ainda em curso em Lyon e Paris, a fabricante está a entrar numa nova etapa com uma segunda versão deste camião elétrico dedicada à logística urbana. Assim, uma versão equipada com uma caixa refrigerada, projetada em parceria com a rede de supermercados Jumbo, SVZ, e o apoio da subsidiária holandesa Renault Trucks começará a ser testada em outubro de 2024 em Amesterdão.
Amesterdão, cidade de referência para mobilidade suave, é o local ideal para o projeto Oxygen. Depois de Paris e Lyon, a Renault Trucks inicia uma nova fase de testes para o seu veículo elétrico urbano na cidade holandesa.
A Jumbo, o segundo maior retalhista dos Países Baixos, tem mais de 700 pontos de venda nos Países Baixos e na Bélgica. Uma das prioridades da empresa é oferecer aos seus clientes uma agradável experiência de compra local. O parceiro de transporte SVZ garante o fornecimento de produtos frescos para os pontos de venda da Jumbo na Holanda.
Tanto o fabricante como os parceiros, conscientes da necessidade de limitar o seu impacto ambiental, combinaram a experiência para traduzir as necessidades da logística urbana e desenvolver um novo camião elétrico urbano experimental de 26 toneladas capaz de operar em zonas holandesas de emissão zero. A partir de 1 de janeiro de 2025, os municípios holandeses poderão designar zonas de emissão zero, nas quais só é possível entrar com veículos de emissões zero, a fim de reduzir o CO2 nas áreas urbanas. Ao contrário da primeira experiência realizada com a Geodis para distribuição a seco, esta permitirá que as entregas refrigeradas sejam feitas silenciosamente, sem emissões poluentes e com total segurança para outros utilizadores da estrada, desde o armazém ao supermercado Jumbo, no coração de Amesterdão, durante o período de experiência de 6 meses.
"A parceria de sucesso com a Jumbo e a SVZ neste projeto inovador destaca o poder da colaboração para alcançar as metas de sustentabilidade", explica Jerome Berthelet, diretor administrativo da Renault Trucks na Holanda. "Estávamos alinhados no mesmo desejo de criar uma solução urbana de baixo carbono. A realização do projeto-piloto em Amesterdão, uma cidade pioneira em termos de gestão ambiental, agrega um valor considerável à nossa missão."
Wilko Maas, gerente de frota dos supermercados Jumbo, continua: "Estamos comprometidos em preservar a natureza e reduzir o nosso impacto ambiental. O objetivo é ser neutro em CO2 até 2030. Esperamos que mais cidades como Amesterdão atribuam zonas de emissão zero até 2025. A entrega de última milha será essencial para continuar a abastecer as nossas lojas da forma mais limpa e segura possível. O piloto de Oxygen dar-nos-á a experiência necessária e estaremos prontos para o futuro.”
Erwin Keizer, diretor financeiro da SVZ, especialista em soluções de transporte urbano, está encantado com esta mudança: "Na SVZ estamos comprometidos em ajudar nossos clientes a avançar. Com o camião Oxygen estamos a dar um passo em direção ao futuro do transporte com emissão zero, criando uma maneira mais segura de entregar mercadorias."
O protótipo de camião foi construído na fábrica da Renault Trucks em Blainville-sur-Orne, a primeira fábrica europeia a fabricar camiões elétricos em série desde 2020.
Adaptado às restrições e usos da entrega urbana
O “oxigénio” foi desenvolvido pela Renault Trucks e 17 parceiros. É um veículo projetado especificamente para a cidade, aliando segurança, conforto e modernidade:
Para maior visibilidade e segurança, o Oxygen possui uma cabine de entrada baixa e um grande para-brisa que proporcionam ao motorista excelente visibilidade direta na altura dos usuários da estrada. Várias câmaras substituem os retrovisores para uma visão de 360°, com melhorias significativas na visibilidade traseira e permite a deteção de peões e usuários vulneráveis em pontos cegos.
Para melhorar o conforto e a segurança do motorista, uma porta de correr foi instalada no lado do passageiro, evitando os riscos associados à abertura de uma porta tradicional. O motorista pode entrar e sair do veículo pelo lado direito ou esquerdo. Além disso, a entrada e saída da cabine é facilitada devido à baixa altura de acesso.
Para perfeita conservação das mercadorias transportadas, o veículo é equipado com corpo isotérmico com temperatura direcionada, adequado para o transporte de 25 carrinhos de supermercado.
Finalmente, para uma perfeita integração na paisagem urbana e com foco no conforto e valorização do condutor, as linhas exteriores do camião e o interior da cabina foram completamente redesenhados.
PR
Especificações
GVW: 26 toneladas
Chassis: 6x2
Dimensões: 10 m (comp.) x 2,6 m (larg.) x 3,8 m (alt.)
Distância entre eixos: 4600 mm
Carroçaria: Unidade de frio integrada no chassis, adequada para carrinhos de supermercado
Capacidade da bateria: 3 x 94 kWh, totalizando 282 kWh
Autonomia: 150 km, adaptado às entregas diárias da SVZ para o Jumbo em Amesterdão