E.ON e MAN criam rede pública de carregamento para camiões elétricos

16 julho 2024
4min.

A rede de carregamento para camiões elétricos inclui cerca de 400 pontos de carregamento em cerca de 170 locais em toda a Europa

---

A E.ON e a MAN Truck & Bus estão a dar em conjunto um passo decisivo na expansão da infraestrutura de carregamento para veículos comerciais na Alemanha e na Europa. Como parte da sua nova cooperação, a empresa de energia e o fabricante de veículos comerciais vão estabelecer cerca de 170 locais com cerca de 400 estações para carregamento público de camiões elétricos em toda a Europa. A E.ON e a MAN estão a investir nas novas estações de carregamento, que serão construídas ao longo da rede de serviços MAN existente e que, também, poderão carregar veículos comerciais de outros fabricantes.

Só na Alemanha estão previstos cerca de 125 locais. Isto criará a maior rede pública nacional de carregamento de veículos comerciais pesados no país até à data. Estão a ser construídos outros locais na Áustria, Reino Unido, Dinamarca, Itália, Polónia, República Checa e Hungria. "A Europa estabeleceu para si própria o objetivo de reduzir as emissões dos veículos comerciais pesados em 90% até 2040. A mobilidade elétrica é uma chave central para alcançar este objetivo", disse Leonhard Birnbaum, CEO da E.ON. "Estamos a investir fortemente para dar um impulso decisivo à infraestrutura para o transporte elétrico de mercadorias pesadas e para definir o rumo para uma logística sustentável e cadeias de abastecimento verdes. Quase todos os grandes fabricantes estão agora a concentrar os seus esforços de desenvolvimento na mobilidade elétrica. Para o avanço final, precisamos de uma infraestrutura de carregamento de alto desempenho concebida à escala europeia. Estamos muito satisfeitos por liderar o caminho juntamente com a MAN."

Alexander Vlaskamp, CEO da MAN Truck & Bus, acrescenta: "Para que a transição da mobilidade seja bem-sucedida, precisamos de cerca de 50.000 pontos de carregamento para veículos comerciais pesados na Europa até 2030. Como fabricante de camiões elétricos, estamos, naturalmente, a dar o nosso contributo para isso. Estou muito satisfeito por a E.ON ser agora um forte parceiro para a eletrificação dos nossos locais de serviço. Estamos, assim, a lançar mais uma pedra basilar para uma rede pública de carregamento. No entanto, ainda precisamos urgentemente do apoio dos decisores políticos para construir esta rede em grande escala.”

As novas instalações estarão localizadas em bases de serviço MAN estrategicamente selecionadas, principalmente em áreas industriais com grande volume de camiões ou perto de autoestradas. Isto significa que o carregamento público pode ser facilmente integrado nas operações diárias. O layout dos locais é especialmente projetado para carregar veículos comerciais elétricos: Isso inclui uma instalação de drive-through através da estação de recarga para que camiões e os autocarros não tenham que manobrar. Sempre que possível, as estações são instaladas em áreas separadas das operações de serviço da MAN - com entradas e saídas separadas para a área de carregamento - para garantir que sejam acessíveis ao público, independentemente da marca do veículo. Durante o dia, os motoristas também beneficiam da infraestrutura existente, como instalações sanitárias e salas de lazer.

Os locais serão construídos de forma modular. Como primeiro passo, cada local será equipado com várias estações de carregamento de 400 kW. Isso permitirá que um camião elétrico médio recarregue para um alcance de até 300 quilómetros em cerca de 45 minutos. Mais tarde, os locais serão atualizados para o sistema de carregamento de megawatts MCS.

PR


Tags

Recomendamos Também

Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.