Teste eActros 600 já atingiu o ponto mais a sul da Europa

17 julho 2024
3min.

Totalmente elétricos pela Europa, os dois camiões Mercedes-Benz passaram por Portugal, cruzaram o rio Guadiana pela ponte que liga Vila Real de Santo António a Ayamonte e atingiram Tarifa, onde o Atlântico encontra o Mar Mediterrâneo

---

Os dois camiões elétricos do "eActros 600 European Testing Tour 2024" chegaram ao grande posto de controlo mais a sul da Europa, em Tarifa, Espanha. Após um test drive de 32 dias por 18 países até agora, os dois protótipos eActros 600 de quase-produção em série atingiram no fim de semana o ponto mais ao sul da Europa continental.

Os veículos foram carregados exclusivamente em pontos de recarga públicos ao longo dos 10.697 quilómetros percorridos desde o Cabo Norte, na Noruega, até Tarifa. Foi feita uma parada de carregamento por dia, sempre no final da respetiva etapa diária.

eActros Tarifa 322(1)

Para Christof Weber, chefe de testes globais da Mercedes-Benz Trucks, "o tour até agora mostrou-nos que o transporte de longa distância movido a bateria atualmente já é possível na Europa. Os dois protótipos do eActros 600 provaram ser extremamente confiáveis – em paisagens exigentes, bem como no vento, no tempo chuvoso ou em temperaturas externas acima de 30 graus. O alcance de 500 quilómetros com uma carga de bateria e a massa bruta combinada de 40 toneladas especificada por nós provaram ser realistas. Até este ponto do teste só realizámos carregamentos em pontos públicos. Nos países mais a norte quase sempre conseguimos sobrepor a estação de carregamento com o semirreboque completo. No entanto, à medida que continuávamos a nossa rota para o sul ficou claro que teríamos que desengatar a máquina de reboque para aceder a algumas das estações de carregamento."

Desde o Cabo Norte

Os dois veículos eActros 600 elétricos a bateria começaram oficialmente a viagem de testes pela Europa em Frankfurt am Main, em 11 de junho. Seguiram para norte através da Alemanha, Dinamarca e Suécia, atingindo os dois caminhões o primeiro grande destaque da etapa - o Cabo Norte, na Noruega, o ponto mais setentrional da Europa acessível por estrada - em meados de junho. A partir do final desse mês, o comboio, com uma massa bruta combinada de 40 toneladas para cada caminhão, viajou para o sul através da Finlândia, Estónia, Letónia, Lituânia, Polónia, Chéquia, Áustria, Eslováquia, Hungria, Croácia, Eslovénia, Itália, França, Espanha, Portugal e, novamente, Espanha.

eACtros CaboNorte28_254(1)

Após a paragem em Tarifa, a viagem seguirá novamente para norte – passando por Portugal, França, Bélgica, Países Baixos e Luxemburgo de regresso à Alemanha, que devem atingir no final de julho.

Ganhar experiência numa ampla gama de rotas com o foco no consumo de energia é o objetivo da Mercedes-Benz Trucks, após o que pretende partilhar tais experiências com os clientes interessados.

PR


Tags

Recomendamos Também

Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.