O novo MAN eTGX alcançou o primeiro lugar no primeiro teste de comparação do mundo de camiões elétricos pesados. Após intensos test drives que duraram vários dias, a equipa internacional de jornalistas de testes da revista especializada "Trucker" atribuiu ao MAN eTGX a pontuação máxima de 568 pontos como um "bom pacote geral". Os reconhecidos especialistas em veículos comerciais ficaram particularmente impressionados com o seu baixo peso sem carga, condução harmoniosa, configuração geral confortável e conceito de operação sofisticado.
"Este teste comparativo prova mais uma vez que a MAN desenvolveu e lançou um excelente produto com a versão elétrica a bateria do MAN TGX", disse Friedrich Baumann, membro do conselho executivo da MAN Truck & Bus SE e responsável pelas vendas e soluções para o cliente. "Para além das características descritas no teste, o MAN eTGX e também o MAN eTGS têm uma pontuação elevada com a sua configuração modular de baterias. É possível escolher entre três a seis baterias. Isso significa que os nossos clientes podem escolher a configuração ideal do veículo em termos de autonomia, carga útil e tempo de carregamento para qualquer aplicação desejada - desde entregas no centro da cidade até supermercados, suprimentos regionais de materiais de construção e transporte de longa distância.
Portfólio alargado
Os MAN eTrucks são igualmente flexíveis quando se trata de soluções de carroçaria: as novas versões de chassis podem ser altamente personalizadas com uma variedade de distâncias entre eixos, versões de cabina, classes de desempenho do motor, posições de ligação de carga e inúmeras outras características típicas da indústria. Mais de um milhão de variantes configuráveis de eTruck são, portanto, possíveis!
A revista especializada 'Trucker' testou um trator de semirreboque de volume para transporte de longa distância, o chamado trator de semirreboque ultra. A baixa altura do semirreboque de cerca de 950 mm permite transportar eletricamente reboques volumétricos com uma altura interna de 3 metros. Com uma distância entre eixos compacta de 3750 mm, o eTGX testado está equipado com seis baterias de níquel-manganês-cobalto que fornecem uma energia elétrica bruta de 534 kWh. É instalada uma caixa automatizada de quatro velocidades, que distribui os 330 kW e 1150 Nm de binário do motor elétrico para o eixo traseiro.
Com a sua consultoria de mobilidade elétrica de 360 graus, a MAN apoia os clientes mesmo antes de comprarem um novo eTruck. Além do aconselhamento sobre o veículo mais adequado, os serviços de consultoria também incluem a consideração das condições operacionais específicas do cliente, incluindo otimização de custos, análise de rotas, otimização da frota e, com base nisso, o aconselhamento necessário sobre a infraestrutura de carregamento.
No final do teste de comparação, os jornalistas do "Trucker" também discutem o problema mais urgente no avanço do mercado de camiões elétricos a bateria: "Os caminhões estão lá, mas a infraestrutura de carregamento nacional [na Alemanha] ainda está faltando".
PR