DAF entrega primeiros camiões elétricos da nova geração

01 setembro 2024
3min.

A DAF Trucks está a preparar-se para a produção em série da sua nova gama de camiões totalmente elétricos. Vários veículos já foram colocados em serviço por vários transportadores líderes na Holanda.

---

A DAF foi o primeiro fabricante europeu de camiões a introduzir no mercado um camião totalmente elétrico. Desde então, a DAF vem expandindo seu papel como parceiro na transição energética. O número de veículos com um trem de força elétrico continua a aumentar e houve um tremendo crescimento na faixa de emissão zero em particular. Os concessionários DAF estão agora também a oferecer um pacote completo de pontos de carregamento e está a ser fornecida formação especial para os condutores de camiões elétricos. Em 2023, a DAF abriu uma nova fábrica de montagem em Eindhoven para a produção destes camiões elétricos.

'Camião Internacional do Ano'

A nova geração de veículos elétricos DAF baseia-se nos modelos XD e XF, ambos coroados como "Camião Internacional do Ano" [nos certames de 2022 e 2023] e estabeleceram novos padrões nas áreas de eficiência, segurança e conforto. Eles são equipados com motores elétricos com capacidade de até 350 kW/480 hp e vêm com uma ampla gama de baterias (2 a 5 pacotes) para autonomias de emissão zero de até 500 quilómetros. Os camiões elétricos DAF utilizam baterias LFP (Ferro Fosfato de Lítio) com uma elevada densidade de energia que são muito vantajosas em termos de segurança térmica, vida útil e número de ciclos de carregamento.

Desempenho na estrada

A DAF está a testar extensivamente a nova geração XD e o XF Electric com a ajuda dos principais veículos de transporte que estão a colocar os primeiros veículos na estrada. A reação foi muito entusiasta. "Estamos percorrendo quase 500 quilómetros com o nosso XD Electric com uma única carga completa", diz Gerlof Oegema, da Oegema Transport em Dedemsvaart. "Com uma taxa adicional, poderíamos percorrer 1.000 quilómetros por dia, o que cria oportunidades interessantes para longas distâncias."

"Ainda temos alguns desafios em relação à infraestrutura de carregamento nas nossas instalações, mas o XF Electric está a corresponder a todas as nossas expectativas", confirma Ewout van Wijk, CEO da E. van Wijk Logistics em Giessen. "O motorista também está muito impressionado com a flexibilidade do camião, o silêncio e o conforto na cabine e a facilidade com que dirige o camião. Ao arrancar, há imediatamente muito binário disponível."

PR


Tags

Recomendamos Também

Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.