O Next Generation eCanter têm impressionado os municípios: as cidades gregas de Atenas e Thessaloniki (Salónica) encomendam 89 FUSO eCanter com carroçarias de camião da Kaoussis para a coleta de resíduos em ambientes urbanos. Os veículos de recolha de lixo com tecnologia de compactação de tambor rotativo são usados principalmente para trabalhos de resíduos orgânicos em áreas metropolitanas. Espera-se que 40 dos veículos de 8,55 t sejam implantados a partir de novembro. E também se espera que toda a entrega seja concluída ao longo do próximo ano.
Os veículos encomendados têm a bateria média com capacidade de 82,6 kWh e autonomia de até 140 km. O eCanter Next Generation é um veículo ideal para recolha de lixo onde quer que o espaço seja apertado. Florian Schulz, chefe de Vendas, Marketing e Serviços ao Cliente, resume da seguinte forma: "Graças às suas dimensões compactas e alta capacidade de carga do chassis, o eCanter elétrico é ideal para empresas de recolha de resíduos que operam em ruas estreitas. Além disso, o veículo é livre de emissões locais e silencioso, possibilitando a coleta de lixo no início da manhã em áreas densamente povoadas. Isso torna-o particularmente adequado para aplicações municipais."
Trabalho silencioso
O fabricante grego de carroçarias Kaoussis investiu muito trabalho de desenvolvimento na carroçaria do camião para que os residentes possam beneficiar da recolha silenciosa de resíduos no futuro. A carroçaria do camião é a primeira deste tipo a ser utilizada no eCanter totalmente elétrico e atende a todos os regulamentos técnicos para a operação de veículos de descarte de resíduos com pessoal permanente.
Os veículos com distância entre eixos de 3.400 mm possuem um tambor giratório com capacidade de 4m3, que é utilizado para compactar os resíduos coletados, tornando-o ideal para resíduos orgânicos. Para garantir que a compressão dos resíduos seja tão silenciosa quanto o próprio camião elétrico, o tambor foi equipado com uma coifa acústica adicional à prova de som feita de alumínio. A tampa traseira de fecho hermético torna a tecnologia de compactação do tambor rotativo adequada para frações de resíduos com alto teor de líquido. A carroçaria do camião é operada por meio da tomada de força mecânica - disponível como opção de fábrica.
"É particularmente importante para nós tornar a coleta de resíduos neutra em CO2 e livre de emissões. Com o FUSO eCanter como base, beneficiamos da elevada facilidade de utilização do veículo para construtores de carroçarias, bem como da sua excelente manobrabilidade. Juntamente com os nossos engenheiros, trabalhamos na tecnologia para atender a todos os regulamentos para a operação de tal veículo e estamos orgulhosos de que esta solução já tenha convencido os primeiros municípios", explica Dimitris Kaoussis, chefe de produção do tradicional fabricante de carroçarias grego.
O sistema hidráulico (operando a uma pressão máxima de 180 bar) com válvulas de controlo direcional proporcionais acionadas eletro-hidraulicamente, é especialmente projetado para veículos movidos a eletricidade. O sistema de elevação com monitorização e diagnóstico integrado da Terberg é compatível com contentores de lixo de duas rodas com capacidade de 80 a 390 litros. O elevador não só está equipado com a mais recente tecnologia RFID, mas também possui um sistema de pesagem dinâmico que regista o peso dos resíduos com uma precisão de até ±0,5 kg.
Além disso, os tambores são limpos sempre que são descarregados. Para isso, a carroçaria utiliza um sistema integrado de lavagem de contentores com cabeçote de lavagem dobrável. Um bico de desinfeção adicional está disponível. O camião também está equipado com um tanque de água pura de 300 litros e um tanque de águas residuais de 200 litros. Para uma limpeza adicional do caixote do lixo e dos arredores, pode ser utilizada a pistola de lavagem com água de alta pressão ligada ao veículo com uma mangueira de 15 metros, pelo que os requisitos de segurança para a operação de veículos de coleta de lixo são cumpridos.
Os estribos dos condutores do veículo na parte traseira são automaticamente retraídos para a posição de condução durante a condução. Uma tela sensível ao toque de 5,7 polegadas na cabina do motorista permite que este faça a monitorização das operações, execute diagnósticos e acesse a estatísticas para garantir uma operação segura.
Produzido no Tramagal
Graças ao menor diâmetro de viragem da sua classe, à sua elevada carga útil e à sua versatilidade, o FUSO Canter é um best-seller internacional entre os camiões ligeiros há mais de seis décadas. Desde o seu lançamento no mercado em 1963, mais de 4,5 milhões de FUSO Canters foram produzidos em todo o mundo. O veículo está disponível em cinco classes de peso (3,5 t a 8,55 t), com seis distâncias entre eixos (2.500 mm a 4.750 mm), três motores (130 cv a 175 cv) e três variantes de cabine - padrão (1,7 m de largura), conforto (2,0 m) e cabine dupla (2,0 m).
O Canter e o eCanter totalmente elétrico são produzidos para o mercado europeu na fábrica da Mitsubishi Fuso Truck Europe no Tramagal, Portugal, e para todos os outros mercados na fábrica da Mitsubishi Fuso Truck and Bus Corporation em Kawasaki, Japão.
PR