Abraçar a transição energética rumo a um futuro eletrificado é um passo importante para ajudar a Europa a atingir os seus objetivos climáticos e para ajudar a descarbonizar a indústria dos transportes. Consequentemente, os proprietários que possuem veículos de longo curso podem agora considerar expandir as suas frotas com veículos elétricos.
Embora o caminho seja desafiante e a escala da infraestrutura de apoio e os incentivos à eletrificação ainda necessitem de ser melhorados, existem soluções digitais que estão já a facilitar o planeamento e a gestão de frotas, bem como modelos de camiões elétricos concebidos para satisfazer as condições reais que os condutores enfrentam. A Mercedes-Benz Trucks e a tecnológica tb.lx compreendem alguns dos maiores desafios enfrentados pelos proprietários de frotas na adoção de mais camiões elétricos e estão a trabalhar em conjunto para criar soluções que os ajudem a ultrapassar questões como:
Para superar estas barreiras, a Mercedes-Benz Trucks e a tb.lx acreditam que a resposta deve passar por continuar a investir em tecnologia relevante tornando-a mais acessível e fiável; por oferecer aos gestores de frotas ferramentas como sistemas de gestão de frotas, de energia e de carregamento, assim como soluções de planeamento de rotas que capacitem as suas operações e as tornem mais eficientes; e, em paralelo, por disponibilizar formação e apoio ao condutor quando este passa a conduzir um veículo elétrico. Com uma visão clara de sustentabilidade e eficiência, estas empresas colaboram para proporcionar soluções inovadoras que ajudam o setor dos transportes.
eActros 600
O novo camião elétrico da Mercedes-Benz, o eActros 600, é mais eficiente e capaz de percorrer trajetos mais longos, graças não só à elevada capacidade da bateria de mais de 600 kWh, mas também a um novo eixo de tração elétrico que lhe permite atingir uma autonomia de 500 quilómetros sem carregamento intermédio. A Mercedes-Benz Truck na Europa constatou que 60% das viagens de longo curso dos seus clientes são inferiores a 500 km, tornando o novo eActros 600 capaz de satisfazer a maioria das suas necessidades.
Para trajetos mais longos, há uma necessidade contínua de expansão das infraestruturas públicas de carregamento para tornar o camião elétrico viável em toda a Europa. Além de um Sistema de Carregamento Combinado (CCS) com até 400 kW, o eActros 600 irá, no futuro, permitir o Sistema de Carregamento de Megawatts (MCS). Assim que o MCC estiver disponível e for uniformizado pelos fabricantes, planeia-se que possa ser adaptado aos primeiros modelos deste camião elétrico, possibilitando que as baterias sejam carregadas de 20 a 80% em cerca de 30 minutos numa estação de carregamento adequada com uma potência de cerca de um megawatt.
eTruck Ready
A ferramenta digital eTruck Ready, concebida para prever a autonomia exata das baterias dos veículos em rotas específicas, permite que os gestores e proprietários de frotas avaliem a viabilidade das rotas e tomem decisões informadas sobre a compra de pesados elétricos. A Daimler Truck desenvolveu esta ferramenta tendo em conta fatores como a data, a rota, o tráfego, a topografia, as condições meteorológicas, o tempo, o reboque e a carga útil.
Disponível na Europa para a Mercedes-Benz Trucks, com a eTruck Ready os proprietários de frotas podem testar exaustivamente as suas rotas reais utilizando camiões como os eActros 300/400 e o eActros 600. Traduzida em 15 línguas, esta ferramenta aborda um dos maiores obstáculos às vendas de veículos elétricos: a ansiedade em relação à autonomia.
Onde estamos neste momento
O debate em Portugal sobre a transição para a mobilidade elétrica está numa fase preliminar, mas continuar a abordar estes tópicos é crucial para a consciencialização e abordagem dos desafios que existem na adoção de veículos elétricos em escala. À medida que cresce a oferta de veículos elétricos e de soluções digitais para ajudar a gerir as frotas, mais fácil e eficiente se tornará a transformação. Neste contexto, o eTruck Ready e o eActros 600 são fortes exemplos de potenciais soluções que conduzirão a uma mudança no setor, um camião de cada vez.
Sobre a tb.lx
A tb.lx é uma empresa de tecnologia subsidiária da Daimler Truck, sediada em Lisboa, Portugal. Com fortes competências em engenharia de software e uma mentalidade voltada para o produto, a tb.lx está a construir produtos digitais na indústria dos transportes com um dos maiores fabricantes de veículos comerciais do mundo. A visão da tb.lx é viver num mundo de transportes sustentáveis e conectados. Para o conseguir, está a construir soluções digitais de transporte nas áreas da mobilidade eléctrica e da conectividade, apoiando todas as marcas globais da Daimler Truck, incluindo a Mercedes-Benz, Freightliner, Western Star, Thomas Built Buses, FUSO, BharatBenz, Setra e Rizon.
Estas soluções pretendem melhorar a eficiência, fiabilidade, sustentabilidade, segurança e simplicidade dos camiões e autocarros para os seus utilizadores. A tb.lx está também a desafiar o status quo no mercado laboral, com a sua cultura centrada nas pessoas, sendo pioneira em modelos de trabalho híbridos e criando um ambiente de trabalho de referência para a equipa.
PR