Mercedes-Benz iniciou produção em série do eActros 600

28 novembro 2024
12min.

Daimler Truck celebrou na fábrica de Wörth o lançamento em série da sua estrela para o transporte de longa distância. Assista ao vídeo.

---

A eletrificação da gama de produtos na Daimler Truck está a progredir: a empresa celebrou no dia 22 de novembro o lançamento em série do Mercedes-Benz eActros 600 para o transporte de longa distância na fábrica da Mercedes-Benz em Wörth. O arranque foi feito na presença de Karin Rådström, CEO da Daimler Truck, e Daniela Schmitt, ministra alemã de Estado da Economia, Transportes, Agricultura e Viticultura do Estado da Renânia-Palatinado, bem como Jürgen Distl, chefe de operações da Mercedes-Benz Trucks, Andreas Bachhofer, chefe da unidade de Wörth e produção da Mercedes-Benz Trucks, e Michael Brecht, presidente do grupo e conselho geral de trabalhadores da Daimler Truck.

Para a CEO da Daimler Truck, o início da produção em série do nosso eActros 600 “é mais uma prova da nossa ambição de transformar a indústria. Com uma autonomia de 500 quilómetros com uma única carga de bateria, o nosso eActros 600 dirige-se ao segmento de longo curso na Europa, que é responsável por dois terços das emissões de CO2 do transporte rodoviário pesado. O nosso camião de longa distância elétrico a bateria fará, portanto, uma diferença real."

A ministra Daniela Schmitt falou numa nova indústria: "Com a produção em série do eActros 600, a Daimler Truck está mais uma vez a provar que o transporte de mercadorias neutro em CO2 já é hoje uma realidade. No futuro, um veículo sairá da linha de produção de Wörth, que se posicionará na vanguarda do desenvolvimento tecnológico. Pela segunda vez em uma semana, este local está a enviar um forte sinal para a indústria de veículos comerciais. Juntos, queremos garantir que a competitividade internacional e a criação de valor industrial na Renânia-Palatinado sejam mantidas no futuro."

Segundo o responsável pela fábrica de Wörth e pela produção da Mercedes-Benz Trucks, “com o início da produção em série do eActros 600, estamos a expandir o nosso portfólio de produtos com um veículo importante para o futuro. A construção deste primeiro camião elétrico a bateria será totalmente integrada no pavilhão de montagem existente, de forma flexível, ao lado do fabrico de camiões com motor de combustão. Isso significa que estamos idealmente posicionados para a produção de grandes quantidades."

O representante dos trabalhadores disse que “o eActros 600 é mais um passo na implementação do futuro contrato que nós, no Conselho de Trabalhadores, acordámos com a administração da fábrica em 2021. A decisão fundamental de construir todos os camiões aqui, em Wörth, independentemente do tipo de acionamento, garante empregos no local e na região. Além disso, camiões livres de emissões com acionamentos elétricos ou de célula de combustível criarão empregos sustentáveis e atraentes com novas tarefas."

Produção flexível

O eActros 600 será fabricado na linha de montagem existente da produção da série A da Wörth, em paralelo e de forma flexível ao lado dos camiões que receberão um acionamento a diesel. O eActros 600 também recebe todos os componentes elétricos neste pavilhão de produção. Todo o sistema é escrutinado no final da linha de montagem: a partir de então, o camião está pronto para rolar e, por fim, passa pelo processo de acabamento e inspeção final como todos os outros camiões.

O eActros 600 é, portanto, o primeiro camião elétrico de Wörth onde a montagem ocorre num pavilhão de produção. A conversão das linhas de montagem, bem como a integração do eActros 600 na produção em linha, ocorreram gradualmente. Os modelos anteriores de camiões elétricos eActros 300/400 e eEconic saem do pavilhão de produção para a montagem dos componentes de propulsão elétrica para serem eletrificados no Future Truck Center em Wörth.

As fábricas da Daimler Truck em Mannheim, Kassel e Gaggenau também desempenham um papel importante na produção do eActros 600. Eles fornecem os componentes necessários para o acionamento elétrico a bateria, como o eixo elétrico, os componentes de transmissão e a caixa dianteira, que reúne vários componentes de alta e baixa tensão e está localizada no antigo espaço de instalação do motor de combustão interna.

 

Muita formação

Foram realizadas cerca de 3.300 sessões de formação e treino para funcionários na unidade de Wörth, significando que a empresa está a fazer todos os esforços para expandir ainda mais o seu know-how dentro do Grupo, através da qualificação de funcionários e do recrutamento direcionado de novos talentos. E Isso ocorre porque os processos de produção de veículos com acionamentos alternativos exigem procuras especiais na força de trabalho.

O objetivo do centro de treino no local em Wörth é preparar a força de trabalho para as tarefas nos novos veículos. O Centro de Treino de Wörth realiza um trabalho importante no âmbito do processo de transformação, pois as habilidades no manuseio de veículos e componentes de alta tensão são um pré-requisito indispensável para a montagem de camiões movidos a eletricidade.

A caminho de uma fábrica neutra em CO2

A Daimler Truck está comprometida com a sustentabilidade no desenvolvimento de novos veículos, como o eActros 600, mas também na produção desses veículos. A fábrica da Mercedes-Benz Wörth está a trabalhar intensamente para alcançar uma produção ecológica no local: desde 2022, a fábrica é neutra em CO2 no seu processo produtivo, entre outras coisas, comprando eletricidade livre de CO2 de energia solar, eólica e hidroelétrica, bem como comprando certificados de compensação. Além de comprar eletricidade verde, o local também está a promover a sua própria geração de energia para produção através do uso de sistemas fotovoltaicos. Em 2023, a Daimler Truck fundou a joint venture "WärmeWerk Wörth" junto com a EnBW e a cidade de Wörth am Rhein, cujo objetivo é explorar as possibilidades de um fornecimento de energia neutro para o clima para a unidade fabril de Wörth e a cidade de Wörth am Rhein por meio de energia geotérmica.

Com o início da produção em série do Mercedes-Benz eActros 600, a empresa está a implementar outro componente do contrato acordado para o futuro da fábrica de Wörth: no verão de 2021, a administração da empresa e o conselho de trabalhadores concordaram com a orientação da fábrica como um centro para o transporte do futuro na rede de produção da Mercedes-Benz Trucks. O contrato para o futuro inclui a produção em série sustentável de camiões elétricos a bateria e de célula de combustível de hidrogénio na fábrica da Mercedes-Benz em Wörth, o desenvolvimento e qualificação da força de trabalho dentro dessa transformação e a produção neutra em CO2.

A fábrica de Wörth  

A maior fábrica de montagem de camiões da Mercedes-Benz Trucks em Wörth am Rhein foi fundada em 1963. Desde o início, cerca de 4,4 milhões de camiões foram ali construídos. Hoje, são as séries Actros, Arocs e Atego. Os Mercedes-Benz Special Trucks Econic, Unimog e Zetros também são construídos em Wörth. A produção em série do Mercedes-Benz eActros 300/400 elétrico a bateria para transporte de distribuição começou em 2021. Seguiu-se, em 2022, o segundo camião elétrico da série, o Mercedes-Benz eEconic para uso municipal. Com cerca de 10.000 funcionários, a fábrica da Mercedes-Benz em Wörth é o segundo maior empregador da Renânia-Palatinado.

Sobre o eActros 600

O eActros 600 para transporte de longa distância comemorou a sua estreia mundial no final de 2023. A elevada capacidade da bateria de mais de 600 quilowatts-hora [1] – daí a designação do modelo 600 – e um novo eixo de tração elétrico particularmente eficiente desenvolvido internamente permitem que o camião elétrico atinja uma autonomia de 500 quilómetros [2] sem carregamento intermédio. Esta gama é realizada em condições muito realistas e práticas, com uma massa bruta combinada de 40 toneladas, que também pode ser significativamente excedida dependendo do estilo de condução e do percurso. O eActros 600 será capaz de percorrer mais de 1.000 quilómetros por dia. O carregamento intermediário durante as pausas legais do motorista - mesmo sem carregamento de megawatts - torna isso possível, desde que as opções de carregamento estejam disponíveis. Além do carregamento CCS com até 400 kW, o eActros 600 também permitirá o carregamento de megawatts (MCS).

O porta-estandarte elétrico já provou várias vezes as suas capacidades em condições reais: na utilização do cliente e no âmbito do "eActros 600 European Testing Tour 2024", uma viagem de desenvolvimento totalmente elétrica de 15.000 quilómetros por um total de 22 países com um peso bruto de 40 toneladas. Além disso, o e-truck foi eleito "International Truck of the Year 2025" por jornalistas de veículos comerciais de 24 países europeus - o prêmio é o prêmio mais importante do setor.

Os veículos construídos em produção em série nos primeiros meses estão sendo usados principalmente como veículos de demonstração para lojas e revendedores de vendas e serviços de propriedade da empresa. Principalmente devido às oportunidades de subsídio estatal para clientes na Alemanha, alguns veículos de clientes serão produzidos e registrados antes do final de 2024.

PR


Tags

Recomendamos Também

Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.