Renault Trucks obtém homologação para camiões elétricos adaptados

29 novembro 2024
4min.

A economia circular não é estranha à Renault Trucks, que obteve em França a primeira autorização para realizar um retrofit de uma viatura diesel para elétrico a bateria

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A Renault Trucks, pioneira na economia circular e na descarbonização, atingiu outro marco significativo, pois o fabricante acaba de obter a primeira homologação rodoviária da França para um caminhão elétrico adaptado. O veículo, um Renault Trucks D de 12 toneladas convertido em camião elétrico a bateria, será alugado por vários anos por meio da Clovis Grand Paris, parceira de leasing da Renault Trucks, para a Extime, operadora das lojas duty-free do Aeroporto de Paris.

No final de 2023, a Renault Trucks concluiu a conversão da oficina de um camião com motor de combustão interna de 12 toneladas em um veículo elétrico a bateria, em colaboração com a Novumtech e com o apoio financeiro da Agência Francesa de Gestão de Energia e Meio Ambiente (Ademe). Com este retrofit agora aprovado para estrada – o primeiro deste tipo na França – o fabricante está pronto para avaliar a viabilidade económica, ambiental e comercial do processo.

Processo de homologação multifásica

Para cumprir os regulamentos atuais, a transformação do camião com motor de combustão interna em veículo elétrico implicou uma série de processos. Depois de concluir a conversão mecânica, a equipa da Renault Trucks realizou uma série de testes rigorosos na UTAC, um organismo de aprovação técnica com sede em Paris e acreditado pela norma ISO 17025.
Isso incluiu avaliações de compatibilidade eletromagnética de acordo com o padrão R100, bem como verificações completas da conformidade do sistema de travagem.

Na sequência desta aprovação técnica, foi apresentado à agência ambiental Auvergne Rhône-Alpes DREAL um dossier administrativo exaustivo, que incluía relatórios pormenorizados de todos os ensaios realizados. Em 21 de novembro de 2024, a Renault Trucks recebeu o precioso 'gergelim', tornando-se o primeiro fabricante de camiões em França a obter a aprovação de um veículo elétrico adaptado para uso rodoviário. Todo o processo de conversão, desde a fase técnica até a homologação, levou dois anos.

Utilização específica

Arrendado pela Clovis Grand Paris, parceira de leasing da Renault Trucks, à Extime – operadora das lojas duty-free do Aeroporto de Paris –, o camião elétrico adaptado será utilizado para viagens frequentes de transporte entre os armazéns da Extime e o aeroporto. Com uma autonomia de 250 km, este camião elétrico de 12 toneladas é ideal para este fim e apoia o compromisso do setor aeroportuário com a redução das emissões de carbono.

Este primeiro camião elétrico adaptado serve como um "laboratório" crucial para a Renault Trucks, permitindo-lhe avaliar a eficiência e a produtividade da solução antes de potencialmente ampliar o processo. "A utilização deste veículo em condições operacionais reais permitir-nos-á validar a viabilidade económica e a robustez da solução de retrofit elétrico. Este projeto piloto exemplifica a nossa dedicação em preservar os recursos naturais e, ao mesmo tempo, minimizar o impacto ambiental do uso de veículos. O camião incorpora na perfeição a abordagem de economia circular que defendemos na Renault Trucks", explicou Laurent Colpier, vice-presidente de Camiões Usados e Logística Urbana da Renault Trucks.

É um teste com benefícios ambientais e económicos, uma vez que o custo de aquisição de um camião elétrico adaptado é estimado em até 15% menor do que o de um veículo elétrico novo.

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