Na maioria dos motores de veículos comerciais pesados (CV), o volante do motor é um componente de grandes dimensões. Mas, apesar do seu tamanho, pode desgastar-se: por exemplo, no anel da engrenagem do motor de arranque ou na superfície de fricção. Isto porque o volante é afunilado em apenas alguns décimos de milímetro, de modo a garantir um engate suave da embraiagem. Por isso, os especialistas em veículos comerciais da ZF Aftermarket recomendam uma verificação cuidadosa do volante do motor quando a embraiagem é substituída e, para uma condução mais segura, recomenda que esta peça também seja substituída ao mesmo tempo.
Depois de uma mudança de embraiagem num camião, se esta continua a engatar com solavancos e apresenta um comportamento irregular no arranque, pode ser porque o volante do motor está desgastado. Apesar de os volantes de motor serem extremamente duráveis e, por isso, não estão incluídos nos kits habituais de peças de substituição da embraiagem, estes componentes de grandes dimensões também se desgastam ao longo do tempo.
A superfície de fricção, por exemplo, tem uma conicidade pouco visível a olho nu: ou seja, é afunilada em alguns décimos de milímetro para que o disco de fricção não seja aplicado abruptamente, tornando, assim, o processo de arranque o mais suave possível. No entanto, este cone pode desgastar-se devido à sua longa utilização. Caso isso aconteça, quando a embraiagem é engatada, a ligação da fricção é estabelecida sem transição, o que leva ao comportamento irregular no arranque.
A propósito, os solavancos não afectam apenas o conforto da condução, podem causar danos consequentes no sistema de transmissão.
Além disso, outro ponto no volante do motor que está sujeito a desgaste é o anel da engrenagem do motor de arranque. É provável que o motor seja iniciado milhares de vezes durante a sua vida útil, o que significa que o pinhão do motor de arranque envolve-se com o anel da engrenagem com a mesma frequência, desgastando o material. Isto pode resultar em problemas no arranque. Outros critérios para avaliar o estado de um volante de uma só massa são sobrecargas térmicas locais ou fissuras na superfície de contacto.
Por isso, os especialistas da divisão de Aftermarket da ZF, o principal fornecedor mundial de tecnologia de transmissão para veículos comerciais, recomendam que as oficinas de veículos comerciais pesados inspecionem cuidadosamente o volante do motor do veículo sempre que a embraiagem é substituída. Recomenda-se que o cliente substitua este componente, numa fase inicial ou ao mesmo tempo que a embraiagem, se houver sinais de desgaste. A substituição deste componente não representa custos adicionais elevados, mas pode evitar danos consequentes dispendiosos.
A ZF Aftermarket oferece uma vasta gama de volantes de motor para camiões e autocarros, para praticamente todos os fabricantes de veículos conhecidos, sob a sua marca de produtos Sachs.
Legenda:
Os especialistas da ZF Aftermarket recomendam que verifique cuidadosamente o volante do motor quando mudar a embraiagem.
Foto: ZF