Bosch pretende crescer ainda mais com powertrains neutros para o clima

21 setembro 2022
8min.

O portfólio de powertrains da Bosch para veículos comerciais abrange motores Diesel, elétricos a bateria e células de combustível, bem como motor a hidrogénio.

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Da ação climática e pressão de custos à escassez de motoristas, a indústria global de transporte e logística enfrenta enormes desafios. A Bosch oferece soluções adequadas para enfrentar esses desafios. À medida que avança em direção ao objetivo do transporte de carga neutro para o clima, a empresa de tecnologia está a expandir constantemente o seu portfólio de powertrains. Além das motorizações a diesel, que continuarão a desempenhar um papel vital em veículos comerciais por algum tempo, a Bosch disponibiliza também motorizações elétricas a bateria e a células de combustível. A empresa incorporou agora uma outra opção, o motor a hidrogénio, para preencher a lacuna no que a motores de força alternativos diz respeito, principalmente para veículos pesados de construção e máquinas agrícolas. “A ação climática está a mover o transporte de carga nas mais diversas direções. Esperamos que os powertrains alternativos impulsionem um grande crescimento nos nossos negócios ao longo da década”, refere Dr. Markus Heyn, membro do conselho de administração da Bosch e presidente do setor de negócios de Soluções de Mobilidade, durante a IAA Transportation deste ano em Hannover. Num mundo cheio de incertezas, as vendas no setor de negócios de Soluções de Mobilidade da Bosch cresceram 6% até agora este ano, após o ajuste dos efeitos da taxa de câmbio. A Bosch gera um quarto da sua receita de vendas com tecnologia de veículos comerciais, variando entre carrinhas e camiões de 40 toneladas. Além dos powertrains, os outros pilares do negócio de veículos comerciais da Bosch são os sistemas de assistência ao condutor e conectividade.

Bosch está a trazer nova energia para powertrains de veículos comerciais
De acordo com as previsões da Bosch, mais de 80% de todos os camiões com peso de seis toneladas ou mais ainda serão movidos a diesel em 2025. A diversidade do motor de força aumentará posteriormente e, até 2035, metade de todos os novos veículos comerciais serão elétricos, movidos a bateria ou hidrogénio. “Uma abordagem tecnologicamente neutra é particularmente útil em veículos comerciais. Dependendo da aplicação, haverá mais de uma opção neutra para o clima para o motor de força do camião”, disse Heyn. Na Bosch, 3.400 engenheiros estão a trabalhar no powertrains para o camião do futuro. Nenhuma outra empresa oferece tantas opções de eletromobilidade como a Bosch: desde bicicletas elétricas a maquinaria de construção, de chips de carboneto de silício a módulos de acionamento completos. Esta é estratégia que está a valer pena: a Bosch já tem 30 grandes pedidos de fabricantes de powertrains elétricos a bateria. Além disso, a Bosch tem também grandes planos para a célula de combustível. Até 2025, a empresa pretende ter mais de 40.000 sistemas de células de combustível Bosch na estrada. Para apoiar esse objetivo, a Bosch também fabrica as próprias pilhas e está a estabelecer capacidades de produção global junto dos seus clientes, especificamente nas suas fábricas em Anderson (EUA), Wuxi (China) e Bamberg (Alemanha). As células de combustível não são a única maneira de alimentar camiões usando hidrogénio; existem também os motores a H2. A Bosch desenvolve as unidades de controlo e a tecnologia de injeção necessárias para esses motores e já adquiriu um grande projeto na Índia.

Bosch está a ensinar os camisões a conduzir
A Bosch está no seu elemento não apenas em hardware, mas também em software. Metade dos colaboradores de R&D no setor de negócios de Soluções de Mobilidade são engenheiros de software. Entre outras coisas, isso promove o desenvolvimento da condução autónoma. A Bosch tem 1.100 engenheiros a trabalhar neste tópico e fornece software, sensores, computadores veiculares e acionadores a partir de uma única fonte. “A condução autónoma está a chegar, em parte devido à escassez aguda de motoristas. E em nenhum lugar a condução autónoma faz mais sentido económico do que em veículos comerciais”, refere Heyn. Em toda a Europa, existe já uma escassez de 400.000 motoristas. A Bosch pretende implementar a operação sem motorista em rodovias até o final da década. Em 2025, um computador veicular que permite o processamento de dados de sensores em tempo real entrará em produção em larga escala num fabricante europeu de camiões. A tecnologia Bosch tornará a arquitetura eletrónica em futuros veículos comerciais significativamente mais poderosa, fornecendo assim a base para o camião definido por software. No caminho para a condução autónoma, a empresa está a fazer bons negócios com sistemas de assistência ao condutor. O mercado crescerá 40% nos próximos anos, a Bosch em quase 60%. Os esforços da empresa aqui são impulsionados por vários fatores, incluindo os requisitos legais para a prevenção de acidentes rodoviários com veículos comerciais. Por exemplo, a função de assistente de curva será um recurso obrigatório na Europa a partir de 2024.

Bosch prepara-se para lançar plataforma de logística
No trabalho que tem vindo a desenvolver sobre o futuro do transporte de mercadorias, a Bosch está a olhar para além da capota. A empresa uniu forças com o fornecedor de cloud Amazon Web Services (AWS) com sede nos EUA para operar uma plataforma de software que agrupa não apenas os seus próprios serviços de logística, mas também serviços de terceiros. A integração dessas soluções aumenta a eficiência. Em vez de usar a multiplicidade de soluções independentes atualmente disponibilizadas, as empresas de logística e transitários em todo o mundo passam a ter acesso rápido e fácil a serviços digitais de uma única fonte. “Vamos lançar a nossa plataforma de logística na Índia nas próximas semanas e depois na Europa e nos EUA no início do próximo ano”, afirma Heyn. Um exemplo dos serviços da Bosch para o setor de transporte e logística é a monitorização logística. Os centros de serviço da Bosch monitorizam a condição de bens críticos ou mesmo medicamente vitais – entre 30.000 e 40.000 camiões por ano. Durante a pandemia de coronavírus, a Bosch assumiu também a monitorização dos carregamentos de vacinas. Existe também uma grande procura por estacionamento seguro de camiões, um serviço que pode ser usado para reservar espaço de estacionamento para estes veículos. A Bosch já oferece 100 áreas adequadas ao longo das rodovias em onze países europeus. Em 2021 as reservas triplicaram. A Bosch está ainda a expandir o seu portfólio de serviços para incluir uma solução mais moderna para o sistema de acesso sem chave para veículos comerciais, que será lançado em 2023.

 

PR


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