Os sistemas de direção do eixo traseiro emergem como uma nova tendência técnica. Como fornecedora da indústria automóvel, a ZF desempenha um papel de liderança em todos estes desenvolvimentos e também disponibiliza a sua experiência para o mercado de pós-venda. A nova tecnologia representa desafios para as oficinas.
Com inúmeros benefícios que vão muito para além da sua antecessora, a direção assistida elétrica (EPS) tornou-se o padrão da indústria nos veículos que saem da linha de produção. Porém, os sistemas de direção assistida elétrica já não são apenas responsáveis pelo conforto, fazem parte integrante do conceito de segurança de condução e constituem um pré-requisito essencial para as funções de condução assistida e, no futuro, automatizada.
Estas funções só são possíveis com sistemas de direção assistida elétrica que podem originar um binário de direção independentemente do condutor. E este design tem outra vantagem: economiza energia visto que só requer eletricidade quando está a ser efetuado um movimento de direção. Por estas duas razões, a direção assistida eletromecânica já se estabeleceu em praticamente todos os segmentos dos automóveis de passageiros. Este design de direção até está a ser instalado em SUVs e sedãs mais pesados, assim como em furgões.
Nesse sentido, as oficinas automóveis necessitam de mais e mais competências eletrónicas para trabalhar nos sistemas de direção. Isto começa logo com a resolução de problemas. Afinal, a falha da direção também pode ser causada por falhas noutros componentes do veículo, como flutuações na fonte de alimentação. Os técnicos em mecatrónica automóvel devem, por conseguinte, verificar as ligações eléctricas, os pontos de terra, a bateria e a potência do alternador antes de substituírem a caixa de direção. Os sensores ou unidades de controlo no veículo, que comunicam com o sistema de direção, também podem ser a causa das avarias ou mau funcionamento. Assim, estes também devem ser verificados, especialmente se o diagnóstico da avaria não for claro.
Várias etapas de trabalho necessárias após a instalação da caixa de direção
A propósito, não são possíveis reparações na própria caixa de direção; tem de ser completamente substituída. É importante ter atenção às diversas variantes possíveis. Existem também diferentes versões de software e mapas para cada variante de veículo. Consequentemente, dependendo da arquitetura do veículo, podem também ser necessários os seguintes passos na realização do trabalho após a instalação mecânica:
• Calibração dos sensores
• Registo do sistema de direção nas diferentes unidades de controlo do veículo
• Codificação das variantes de equipamento correspondentes
• Seleção do mapa de assistência de direção
• Instalação ou atualização do software do sistema de direção ou também de outras unidades de controlo do veículo
Gama crescente de sistemas de direção reconstruídos
A ZF Aftermarket disponibiliza às oficinas todas as informações técnicas necessárias para a resolução de problemas e substituição de sistemas de direção assistida elétrica através do seu portal aftermarket.zf.com.
Além disso, a empresa fornece uma ampla gama de peças de substituição sob a sua marca TRW. Isto também inclui caixas de direção reconstruídas, que as oficinas podem utilizar para propor aos seus clientes reparações de acordo com o valor atual do veículo. Estes componentes são reconstruídos industrialmente na própria fábrica da ZF, de acordo com as diretrizes do equipamento original e são equivalentes a peças novas em termos de desempenho e qualidade.
A partir de agora, as caixas de direção estão disponíveis para os seguintes modelos de veículos de alto volume, entre outros:
• Audi A3
• Skoda Octavia
• Volkswagen Golf V
• Volkswagen Passat
Os clientes podem aceder ao portefólio completo de caixas de direção
disponíveis, de uma forma rápida e fácil, através do catálogo on-line em aftermarket.zf.com.
Mais informações sobre as novas referências também está disponível no website da TRW.
Sistemas de direção do eixo traseiro são a próxima tendência
Os sistemas de direção eletromecânicos já não se encontram apenas no eixo dianteiro. Cada vez mais veículos também estão equipados com direção do eixo traseiro. A ZF, por exemplo, já produziu mais de um milhão de unidades do seu sistema AKC (Controlo Cinemático Ativo).
Os sistemas de direção do eixo traseiro tornam-se necessários sobretudo para os veículos mais pesados ou com uma distância entre eixos particularmente longa, para garantir a dinâmica de condução desejada pelo cliente e melhorar a manobrabilidade do carro, especialmente em estradas estreitas.