Expansão do metro de Lisboa

22 abril 2021
1min.

São vários os investimentos previstos na próxima década na rede do Metro de Lisboa, para a alargar e captar novos passageiros.

---

 

Este ano inicia-se a construção da Linha Circular (ou nova linha verde), para ser inaugurada em 2024, que inclui mais 2 km que unem as linhas amarelas e verde, entre o Cais do Sodré e o Campo Grande, num novo anel circular no centro da cidade. Vão ser construídas duas novas estações: uma na Estrela, em frente à Basílica, e outra em Santos, no Largo da Esperança, junto ao ISEG.O investimento será de 210,2 milhões de euros, maioritariamente de fundos europeus.

Linha Circular

Também a Linha Vermelha deverá crescer a partir de São Sebastião e até Alcântara, com mais 4 km e mais quatro estações: Amoreiras, Campo de Ourique, Infante Santo e Alcântara. Este prolongamento resultará de um investimento de 304 milhões de euros e será para 2025.

Metro de Lisboa em 2026

Entre Odivelas e Loures, está previsto o metro ligeiro de superfície, numa linha de 12,4 km e um total de18 paragens (investimento de 250 milhões de euros)

Metro de superfície

Prevê-se ainda que, no futuro, a Linha Vermelha possa seguir de Alcântara para Santo Amaro, enquanto que também está em estudo um eventual prolongamento da Linha Amarela a partir de Telheiras e em direcção a Benfica.

Imagens: Metro de Lisboa


Autor:
Tags

Recomendamos Também

Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.