Dourogás garante abastecimento GNV aos novos autocarros TST

01 julho 2022
4min.

A empresa do Grupo Dourogás vai fornecer suporte de abastecimento para os 17 novos veículos movidos a Gás Natural Comprimido, uma tipologia de Gás Natural Veicular, que a TST – Transportes Sul do Tejo adquiriu no âmbito do recente processo de renovação da sua frota.

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A Dourogás GNV irá prestar suporte de fornecimento de combustível à TST - Transportes Sul do Tejo, empresa de transporte público rodoviário de passageiros que presta, a partir de 1 de julho, serviço nos concelhos de Almada, Seixal e Sesimbra, incluindo as linhas de ligação a Lisboa, Setúbal, Barreiro e Moita. Nova parceria entre a TST e a empresa do Grupo Dourogás prevê o fornecimento de combustível para a operacionalização de 17 novos veículos movidos a Gás Natural Comprimido (GNC) (marca Iveco Crossway LE 12M City CNG), recentemente adquiridos pela TST no âmbito do processo de renovação da sua frota.

Para João Filipe Jesus, Diretor-Geral da Dourogás GNV, “esta parceira com a TST está alinhada com a estratégia e matriz do Grupo Dourogás, baseada na inovação e na disponibilização de soluções de transição energética e descarbonização que, em simultâneo, ajudem os nossos clientes a reduzir substancialmente os custos operacionais com o combustível. Ao longo dos últimos anos a Dourogás GNV congratula-se de ser um parceiro cada dia mais presente no processo de descarbonização das frotas de veículos nacionais, auxiliando na redução significativa da pegada ambiental das mesmas”.
Esta parceria está alinhada com a missão estratégica do Grupo Dourogás, empresa empenhada no processo de descarbonização da economia nacional, em particular no setor da mobilidade de veículos pesados, contribuindo ainda para uma redução significativa da pegada ambiental das mesmas através do gás natural e de todas as suas potencialidades. O GNC, que assegura uma redução de emissões de CO2 na ordem dos 20% a 25% e é isento de dióxidos de enxofre, praticamente eliminando os níveis de emissão de partículas poluentes, apresenta-se como uma alternativa competitiva aos combustíveis tradicionais. Além da melhoria da qualidade do ar, o GNC proporciona ainda uma substancial redução do nível de ruído, uma preocupação a ter em conta especialmente no contexto das grandes áreas metropolitanas do país.

Para Paulo Pires, Managing Director da Arriva em Portugal e Presidente do Conselho de Administração da TST, “parcerias como esta são absolutamente fundamentais para o avanço do tão necessário processo de descarbonização em curso no país, nomeadamente no setor dos transportes públicos. A TST está comprometida com este desígnio nacional, e com parceiros como a Dourogás GNV sentimo-nos mais preparados e apoiados para fazer este caminho”.

Os novos autocarros movidos a GNC adquiridos pela TST, empresa que serve uma população de cerca de 1 milhão de habitantes, estão alinhados com as políticas ambientais e de sustentabilidade da transportadora. Atendendo à quilometragem media anual expectável de cada um dos veículos a GNC adquiridos, que se prevê que seja na ordem dos 90.000 quilómetros por viatura, espera-se uma redução, durante os sete anos da concessão, de cerca de 2.500 toneladas de CO2. De referir também que os motores ciclo Otto, movidos a Gás Natural Comprimido, e presentes nos novos autocarros da TST, são totalmente compatíveis com o biometano enquanto combustível de origem 100% renovável. Estes 17 novos autocarros da TST vão ser utilizados na exploração do Lote 3 - concelhos de Almada, Sesimbra e Seixal - da concessão de transporte de passageiros lançada pela recém-criada Transportes Metropolitanos de Lisboa - Carris Metropolitana para a Área Metropolitana de Lisboa.

PR


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