Desembaciar o vidro é primordial para garantirmos a nossa segurança. Existem várias formas de o fazer, umas mais conhecidas do que outras, outras mais eficazes, mas como o conhecimento é sempre importante. A Glassdrive deixa aqui uma série de medidas que permitem desembaciar o vidro com toda a eficácia.
Em primeiro lugar é importante perceber porque embaciam os vidros. Esta situação decorre do choque térmico entre a temperatura exterior e interior do veículo, que resulta em condensação. Esta acontece, sobretudo, quando o ar no interior do automóvel tem uma temperatura superior à do exterior. É deste modo que surgem as gotículas de água nos vidros do carro que dificultam a visibilidade.
7 formas de desembaciar o para-brisas
Com as noites mais frias, é usual chegar ao carro e ter os vidros embaciados. A verdade é que a nossa respiração, o nosso cabelo, a roupa ou alguns artigos molhados que levamos para dentro do automóvel intensificam a condensação. A primeira reação, regra geral, é passar a mão ou um pano para limpar o vidro do para-brisas. De facto, é a solução mais imediata; porém, não resolve o problema.
Se o automóvel tiver ar condicionado, utilize uma das funções automáticas concebidas para desembaciar o vidro do para-brisas. É um dos métodos mais céleres e eficazes para o realizar;
Se o automóvel não tiver ar condicionado, deixe as portas do mesmo abertas, permitindo que o ar circule durante alguns minutos. Desta forma, a temperatura do interior e do exterior do veículo ficam mais equilibradas. Quando entrar para o automóvel, deixe o vidro lateral com uma pequena abertura, para que a sua respiração (ar quente) seja anulada pelo ar frio do exterior;
Quando comparada com o ar condicionado, esta solução demora mais a desembaciar os vidros do automóvel. Contudo, é bem mais célere do que a opção arejar o carro. Apesar de não eliminar o vapor de água, caso direcione o fluxo de ar quente para o para-brisas, as gotículas de água vão difundir-se para outras superfícies do carro, permitindo assim ter uma visão de qualidade;
Nem todos os automóveis têm esta opção, mas já é possível programar alguns veículos para aquecer o seu interior antes da sua utilização. Desta forma, além de se ter uma temperatura mais agradável dentro do automóvel, o processo de desembaciamento do para-brisas já foi concluído, assegurando assim uma visibilidade perfeita. Existe também uma série de soluções para o desembaciamento do para-brisas que podemos designar como "alternativas", devido à singularidade do método, que também apresentam um elevado grau de eficácia.
Claramente uma das formas mais singulares para obter o efeito de desembaciamento, mas que tem resultados. O método é bastante simples e consiste em cortar uma batata ao meio, esfregá-la no para-brisas e limpar com um papel. O amido presente na batata fica no vidro e atua como um hidrorrepelente impedindo a água de se fixar.
Pode parecer uma brincadeira, mas a realidade é que este produto à base de sílica funciona como absorvente retirando a humidade do ar. Pode experimentar esta técnica de uma forma bastante simples - encher um par de meias de algodão com esta areia, e colocá-las debaixo dos bancos. Vai verificar que ajuda no processo de desembaciar o para-brisas.
Se utiliza líquido desembaciador e este lhe faltar, use espuma de barbear. Só tem de a aplicar, espalhá-la, passar um pano limpo para tirar bem o produto e... vidro desembaciado.