Cristina Pinto Dias é a nova secretaria de Estado da Mobilidade. Licenciada em Economia, com um mestrado em Economia e Política da Energia e do Ambiente, era até agora vogal no Conselho de Administração da Autoridade da Mobilidade e dos Transportes, AMT.
Tem larga experiência na área dos transportes, com um currículo que inclui a vice-presidência da CP e a presidência da EMEF e dos Transportes Intermodais do Porto (TIP). Foi também administradora da Operadora de Transporte da Região de Lisboa (OTLIS).
A nova secretária de Estado da Mobilidade tem, também, alguma experiência de Governo, tendo sido assessora para as áreas dos Transportes, Economia e Finanças do ministro das Obras Públicas, Transportes e Habitação, Carmona Rodrigues, no Governo de Durão Barroso.
Cristina Dias Pinto | Hugo Espírito Santos | Patrícia Machado Santos |
Para as infraestruturas, Miguel Pinto Luz foi buscar Hugo Espírito Santo, um especialista em viagens, transportes e logística. Licenciado em Economia, com um MBA, era até agora sócio no escritório de Lisboa da McKinsey & Company. A nota biográfica na página da consultora indica que Hugo Espírito Santo tem liderado "os maiores projetos de transportes e infraestruturas" e que "desenvolveu particular experiência no setor da viação, com especial enfoque em fomentar a contribuição do setor para o desenvolvimento económico de África". É "orador frequente em fóruns sobre Aviação, Sustentabilidade; Transição Energética e Desenvolvimento Económico", indica o Governo no curto texto de apresentação dos vários secretários de Estado.
Para a habitação - que de ministério, no anterior Governo, passa agora a secretaria de Estado - a escolha recaiu sobre Patrícia Machado Santos. A nova secretária de Estado da Habitação é doutorada em Arquitetura e especializou-se em Tecnologias e Gestão da Construção. Para a sua dissertação de doutoramento escolheu o tema dos "Indicadores de qualidade na habitação plurifamiliar portuguesa de 1950 à atualidade".