Entre os pesados, realce para a recente apresentação, em Leiria, da gama F-Line da Ford Trucks, uma linha evoluída a pensar no motorista. Ainda não elétrica, mas com novos motor e transmissão, mais eficiente e frugal.
E se de eficiência energética se fala, os engenheiros da Volvo explicam-nos qual a importância do contributo do design para tal propósito, e como pode a aerodinâmica operar a favor de tal eficiência.
A tecnologia segue avançada, como nos revela a MAN, que já rodou em autoestrada alemã, numa situação real, com um camião autónomo. Foram poucos quilómetros, mas a experiência foi significativa, perfeitamente demonstrativa como o futuro já está aí à porta.
Também a DAF nos deu exemplos concretos em como os seus modelos podem ser ainda mais versáteis, produzindo mais aplicações nos seus modelos rígidos para as operações dos transportadores. A gama XB, igualmente com versão elétrica, esteve em destaque no autódromo madrileno de Jarama.
Entre os comerciais, os elétricos estão na crista da onda. Se a Ford conseguiu incrementar a autonomia à Transit, a IVECO continua a acumular prémios para a Daily. Neste caso, o modelo elétrico - eDaily - é o Furgão Elétrico Revelação do Ano. Não menos importante foi o trabalho desenvolvido pela MAN no furgão TGE, agora Next Level, que a marca destaca ser um camião entre as carrinhas, com maior segurança ativa e passiva, elevando também os padrões de conforto.
São muitas as razões para se dedicar à leitura da EUROTRANSPORTE.
Adquira já o seu exemplar em papel ou formato digital AQUI.