Os títulos de “Camião Internacional do Ano” e “Van Internacional do Ano” foram ontem entregues, em Hanover, respetivamente ao Mercedes-Benz eActros 600 e Renault Master, no final do primeiro dia do IAA Transportation, assim votou o júri internacional, composto por 24 jornalistas europeus especializados.
Segundo o presidente do júri do Camião Internacional do Ano, Gianenrico Griffini, “mais uma vez, a indústria automóvel apresentou tecnologia de ponta na IAA Transportation. A Mercedes-Benz Trucks concebeu o eActros 600 desde o início como um camião elétrico a bateria que pode ser utilizado para uma vasta gama de operações de longo curso.
O eActros 600 impressionou pela performance da sua motorização, baseada em dois motores elétricos de 400 kW num eixo elétrico e em três conjuntos de baterias de 207 kWh cada, que lhe garantem uma autonomia de 500 km sem recarga intermédia. A sua produção em série iniciar-se-á no próximo mês de novembro. O eActros 600 sucede ao Volvo FH Eletric, eleito para o ano de 2024. O Mercedes-Benz Actros, com motor térmico, tinha ganho semelhante prémio na edição de 2020.
Também o prémio Inovação foi atribuído nesta IAA, e distinguiu o camião MAN hTGX devido ao seu desempenho e dirigibilidade semelhantes aos do diesel, proporcionados pelo motor de combustão a hidrogénio de 16,8 litros H4576, com seis cilindros em linha.
Já o Renault Master, o veículo de maior dimensão da linha de comerciais da marca francesa, que tanto pode locomover-se por combustão interna, como por energia elétrica, mas também com recurso a hidrogénio, sobressaiu pelas tecnologias inovadoras, o design melhorado, marcadamente aerodinâmico, e por ter contribuído com um importante passo na área da mobilidade sustentável. Este veículo já está em comercialização, também em Portugal.
Jarlath Sweeney, presidente do Júri do International Van of the Year, felicitou a Renault pela criação de “uma nova e impressionante gama de furgões para hoje e para amanhã. As suas linhas de design aerodinâmico e elegante vão agradar a muitos, enquanto a sua plataforma modular permite todas as formas de propulsão, desde o motor a combustão interna, ao elétrico e ao hidrogénio. Uma obra-prima!”
O Renault Master sucede à Ford Transit Custom, vencedora na edição anterior e é o quinta furgão da marca a conquistar o prestigiado título, depois do Renault Master II (1998), do Renault Trafic II (2002), do Kangoo ZE (2012) e do Kangoo Van III (2022).