Solaris, MAN e Scania vencedores dos Sustainable Bus Awards

24 outubro 2024
4min.

Os vencedores do Sustainable Bus Awards 2025, Solaris, MAN e Scania, foram anunciados na gala da FIAA, em Madrid, prémios que reconhecem as tecnologias de ponta que estão a moldar o futuro da mobilidade.

---

Avaliados por um painel de dez jornalistas de outros tantos países, os Sustainable Bus Awards reconhecem as tecnologias de ponta que estão a moldar o futuro da mobilidade. No ano passado, os prémio foram entregues no Busworld. Na categoria Urbana, o Solaris Urbino 12 Electric levou a coroa, na categoria Intercity, o MAN Lion's City 12 E Low Entry sobressaiu dos demais, enquanto que o Scania Touring LNG/LBG destacou-se na categoria Coach pela sua utilização inovadora de Gás Natural Liquefeito (GNL).

O autocarro elétrico mais vendido em todo o continente, o Solaris, elevou ainda mais o modelo com uma atualização abrangente de 2024. A versão mais recente do Urbino 12 Electric apresenta maior flexibilidade, com várias opções de transmissão e capacidade de bateria otimizada, graças aos novos pacotes High Energy. Notavelmente, todos os principais componentes foram realocados para o teto, libertando mais espaço interno para os passageiros. Uma das principais razões para o triunfo do Solaris reside na versatilidade do sistema de transmissão. O OEM polaco é o único fabricante de autocarros que oferece a escolha de diferentes tipos de motores de tração no mesmo modelo. A flexibilidade estende-se às opções de bateria, incluindo baterias NMC de alta energia com 102,9 kWh por módulo, baterias LFP para carregamento plug-in e baterias LTO para carregamento rápido via pantógrafo.

MAN

"Estou orgulhoso de ver o sucesso do nosso autocarro elétrico Solaris Urbino 12, que é uma solução para o transporte público sustentável e contribui para a melhoria da qualidade de vida em muitas cidades europeias. Como líder no mercado europeu de autocarros com emissões zero, incluindo opções elétricas e a hidrogénio, acreditamos firmemente que este é o futuro dos transportes públicos", afirmou Javier Iriarte, CEO da Solaris Bus & Coach, durante o discurso de aceitação.

Transporte urbano e interurbano

Na categoria Intercity, o MAN Lion's City 12 E Low Entry responde à crescente procura de autocarros low entry no mercado europeu, oferecendo o equilíbrio perfeito entre o transporte urbano e interurbano. Alimentado por um motor elétrico síncrono de 160 kW e equipado com uma capacidade máxima de bateria de 480 kWh, o Lion's City 12 E oferece excelente desempenho e operações de emissão zero, tornando-o a escolha ideal para rotas urbanas e regionais. Os recursos de conectividade, reforçados pela integração da plataforma RIO, permitem comunicação e gestão de dados contínuos, garantindo que os operadores possam otimizar o desempenho e a manutenção. Concebido com flexibilidade para servir percursos urbanos e interurbanos, este modelo sublinha o compromisso da MAN com a sustentabilidade, mais de 95% dos componentes são recicláveis, ao mesmo tempo que proporciona uma solução prática e adaptável às necessidades modernas dos transportes públicos.

scania_touring-scaled

Turismo a gás natural

Na categoria Coach, o Scania Touring LNG/LBG destaca-se pela sua utilização inovadora de Gás Natural Liquefeito (GNL), bem como pela capacidade deste veículo de funcionar com Biogás Liquefeito (LBG) como alternativa de combustível sustentável. Este autocarro de turismo de longa distância está equipado com o famoso motor a gás da Scania, que oferece uma excelente eficiência de combustível e reduz significativamente as emissões de CO2 em comparação com os modelos tradicionais a diesel. O veículo está equipado com a transmissão Scania Opticruise de 12 velocidades, conhecida por suas transições de marcha suaves e conforto de direção, principalmente em viagens de longa distância. O GNL/LBG está emergindo como um participante importante na transição para a energia verde, e a abordagem da Scania posiciona o Touring LNG/LBG como uma escolha confiável e com visão de futuro para os operadores. Além disso, com certificações como a Crit'Air 1, o autocarro é adequado para operar em zonas de baixas emissões em toda a Europa, incluindo mercados como a França.


Tags

Recomendamos Também

Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.