“Se não descarbonizarmos dificilmente cresceremos”

19 novembro 2024
4min.

Global Mobility Call Madrid 2024 começou com declaração em tom grave e a apelar à ação política pelo ministro espanhol dos Transportes e da Mobilidade Sustentável

---

Oscar Puente Santiago, titular dos pelouros dos Transportes e da Mobilidade Sustentável do Governo espanhol, abriu esta tarde o Congresso e exposição internacional Global Mobility Call, que se realiza em Madrid, até quinta-feira, com declarações que comprometem as instituições, o executivo e os cidadãos, segundo as quais a descarbonização e o crescimento económico terão que andar a par, caso contrário, “o clima será mais uma ameaça à própria democracia.”

O governante espanhol não admite que se possa descarbonizar a sociedade à custa do desenvolvimento económico, comprometendo-o, e às empresas. “Não podemos pedir que se descarbonizem as frotas comerciais deixando às empresas um encargo pesado. É preciso crescer, todos juntos, em paralelo. Não podemos pedir à aviação que faça menos voos sem usar o combustível sustentável, que atualmente é mais caro. O crescimento económico tem que ser uma realidade e sustentável.”

IMG_8565

Segundo o ministro, o diagnóstico está feito. As águas do Mar Mediterrâneo, que banham parte do território espanhol, registaram em agosto último a maior temperatura de sempre, ao atingir 28,5 graus e os 20 dias mais quentes de sempre foram registados em 2023 e 2024. “Os dados já são conhecidos e isto está cada vez mais nocivo. O Mediterrâneo, que corre emparedado, está talhado para sofrer as consequências das nefastas alterações climáticas, pelo que nos resta atuar. Global Mobility Call é uma chamada para a ação. E teremos que começar pelos carros nas nossas cidades, tirando-os das estradas e fortalecendo o transporte público, os modos ativos de mobilidade, a bicicleta e o andar a pé.”

Orgulho nos transportes públicos

Antes, Jorge Rodrigo Dominguez, Conselheiro da Habitação, Transportes e Infraestruturas da câmara de Madrid, manifestou-se orgulhoso com a rede de transportes públicos da capital espanhola, que diariamente transportam seis milhões de pessoas, que está a prolongar as suas linhas de Metropolitano, que vai integrar a bilhética nos telemóveis e lançar os taxi a pedido.

IMG_8557

Também Juan José Lillo, partner e cofundador da Smobhub, que organiza o evento em parceria com o IFEMA Madrid, falou em orgulho e na necessidade de realizar um evento com relevância internacional, que se faça ouvir e que ajude a mudar a consciência ambiental. “Esta é uma edição especial, com a realização de 120 mesas-redondas em três dias, com 470 oradores convidados, para ouvir falar de mobilidade urbana e de novos planos urbanísticos que a sirvam. E também da maior rede ferroviária da Europa e de uma importante rede de portos em expansão.”

Já para o vice-presidente executivo do IFEMA Madrid, Daniel Martinez Rodriguez, o momento é amargo, pela dor de quem está a sofrer nas províncias afetadas pelo efeitos do DANA, mais coincretamente em Valência, mas também “pelo duro desafio que é ser resiliente no duro desafio da transição energética e reduzir as emissões de gases com efeito de estufa.”

Segundo este responsável pela organização do GMC 2024, a solução passa por eleger as melhores soluções de mobilidade sustentável. Temos connosco 15 dos maiores conjuntos industriais estratégicos da área da mobilidade, nacionais e internacionais, públicos e privados. Poderemos ter aqui as melhores soluções, pelo que nos resta ouvi-los com atenção.


Tags

Recomendamos Também

Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.