Aos comandos do V8 S650 da Scania
Como forma de homenagear os cinquenta anos do motor V8, a Scania personalizou um modelo S650 com cabine alta de piso plano, “servida” de um motor V8 de 16 litros com 650 cavalos de potência.
A EUROTRANSPORTE foi convidada a conduzir esta edição especial, que esteve em Portugal e ficou agradada com o que viu.
Assim que entramos nas instalações da Scania, em Vialonga, deparamo-nos com um camião, entre os muitos Scania ali presentes, que nos despertou a atenção. Um S650 Versão Limitada comemorativa dos 50 anos do motor V8.
Seja pelo seu posicionamento ou personalização, este tractor com galera acoplada de excelente aparência deu-nos desde logo vontade de o conduzir. Do primeiro contacto visual saltou de imediato o tradicional símbolo V8 bem colocado na frente lateral esquerda e na parte superior da cabine, transmitindo-nos que estamos perante um «velho companheiro de estrada» que, apesar dos seus 50 anos (1969/2019), está ai para «as curvas».
Mas foi ao abrir da porta do condutor (igual na do passageiro) que a Scania nos deu as boas vindas, através de um dispositivo de luz que projecta no asfalto o número 50 (alusivo aos 50 anos) e a nomenclatura V8. Mas as novidades não se ficam por aqui. Dentro da cabine (Highline), a qualidade do espaço é uma realidade.
Ali usufruiu-se de 2,70 m de altura interna, sendo 1,46 m medido acima do único beliche instalado. Destaca-se, também, a quantidade de espaços para armazenar o que for necessário colocados no tablier, acima do pára-brisas, na parede traseira e por debaixo do beliche, onde também está instalado um mini-frigorífico.
Assentos em pele e acabamentos de luxo, onde se destaca os frisos a vermelho no tablier e nos tapetes, tornam a cabine numa «penthouse», servida por vários instrumentos necessários à condução, totalmente acessíveis ao condutor sem que este se tenha de levantar do assento, para os alcançar.
Novidade a merecer destaque é o facto do banco do passageiros poder rodar 45° no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio. Esta particularidade é interessante nomeadamente nos momentos de pausa de condução, onde o passageiro fica de frente para o motorista.
Extras adicionais
A versão testada não é diferente da normal V8 S650, modelo que foi apresentado em 2018. O comemorativo dos 50 anos do V8 está também equipado com uma transmissão manual automatizada. Contudo, para se conseguir manter, e mesmo aumentar o desempenho, foi necessário a Scania introduzir extras adicionais.
Após a apresentação da nova geração de motores Euro 6 V8, o novo acréscimo nessa linha foi precisamente o 650 cv. Na altura a marca sueca alegou que com este modelo poderia ajudar a gerar uma redução de 7 a 10% no consumo de combustível, o que se comprovou, tendo o sistema de motor em V com 8 cilindros adquirido uma enorme popularidade durante os seus 50 anos de existência.
O DC16 V8 de 16,3 litros com injecção Scania XPI, como é denominado, alcança o Euro 6 por meio da redução catalítica selectiva (SCR). Embora intitulado de 650 cv, a sua potência real é de 642 cv às 1.900 rpm, com um binário de 3.300 Nm. Mas para se obter resultados excelentes com este camião não podemos simplesmente sentar-nos ao volante e deixá-lo ir pela estrada.
Para conduzir o V8 S650 Edição Limitada há que ter em conta pormenores como a subtileza, atenção e conhecimento. Neste último capítulo é pedido ao condutor que se familiarize com os produtos que a Scania lhe coloca à disposição, tais como o “Scania Active Prediction” (SAP), que usa GPS (sistema de posicionamento global) para avaliar a topografia da estrada à frente e mudanças de velocidade mais rápidas pisando apenas o acelerador, uma opção bastante válida, por exemplo, nas ultrapassagens.
Em último caso, o condutor pode optar pela alteração de mudanças manualmente usando o manípulo à direita do volante, o mesmo que acciona as engrenagens de andamento.
Ainda neste capítulo, o condutor usufrui do mais recente sistema de travão do eixo de transmissão em transmissões manuais automatizadas (AMTs): o Opticruise. Este sistema permite, através da utilização automática dos anéis sincronizadores, equilibrar de forma bastante aceitável as “passagens” de caixa automática de 12 mudanças, ajudando o condutor a controlar o veículo sem esforço adicional. Isso mesmo foi por nós testado e comprovado durante o vasto tempo de condução do veículo.
Em suma, esta Edição Limitada de comemoração dos 50 anos do motor V8 da Scania que testámos exala potência e conforto, assim como deixa quem conduz tranquilo, tal é a fiabilidade e qualidade dos componentes que a Scania usou na construção do tractor.