Nova geração Scania: Soluções Sustentáveis
Com pouco mais de 10% de participação no mercado nacional na gama urbana de veículos pesados de mercadorias, a Scania pretende a breve trecho igualar o «tetra» (quatro anos na liderança, que detém no segmento de veículos pesados em Portugal).
Para tal, conta com a nova geração de veículos urbanos, mas era necessário fazer algo mais, acabando a marca sueca por “contratar” o «ponta-de-lança» que lhe faltava para alcançar o objectivo: o motor CD07 EURO 6 de 7 litros, de 6 cilindros.
A Scania, tetra campeã do mercado de veículos pesados de transporte de mercadorias, não deixou os créditos por mãos alheias e apresentou a sua mais recente novidade, no que a motores diz respeito. Em paralelo com a sua nova geração de camiões, com destaque para a Cabine Série P, G e L (esta última só em 2020 estará disponível), totalmente direccionada para a distribuição em circuito urbano e regional, a marca sueca junta-lhe, agora, a motorização de 7 litros, que não só conseguiu surpreender o mercado, como cativou os clientes que já começaram a comprar e reservar veículos de linha P, para melhorar as suas performances comerciais.
Mas vamos ao que aqui nos trouxe: conhecer melhor o P280, com motor de 7l, um veículo direccionado para a distribuição em recintos urbanos. A versão que testamos, Serie P280, surpreendeu-nos não só pelas alterações que apresenta, relativamente à sua «irmã» mais velha, mas sobretudo pela sua maneabilidade e facilidade na condução em recintos pouco dimensionados, como são habitualmente as ruas e artérias das cidades. Com um conjunto de sistemas integrados que ajudam o condutor a decidir que tipo de condução é mais adequada à situação em que se encontra, o P280 mostrou-se fiável, mesmo quando forçamos a travagem, imobilizando quase que de imediato o veículo. Em nossa opinião, a versão que testámos, equipada com o motor de 7l, mostrou capacidades acima da média, ao ponto de se poder recomendar sem correr riscos.
Motor 7L - A novidade
Mas a grande novidade desta gama, quiçá a «jóia da coroa» sueca, é a sua nova motoricular, os engenheiros da Scania pretenderam (e conseguiram, dizemos nós), subir mais uns degraus na busca da perfeição motorização: o motor de 7l que equipa as versões 220, 250 e 280 cv, com binários entre os 1.000 e os 1.200Nm.
Mas a este novo «ponta-de-lança» da Scania já lá iremos porque para além deste novo motor de seis cilindros em linha, que foi desenvolvido em conjunto com a Cummins, um parceiro habitual da Scania, a nova geração da gama urbana da marca sueca é servida por outros três tipos de motor. A saber: 9l (280, 320, 360 cv – binários de 1400 a 1.700Nm); 13l (410, 450, 500 e 540 cv – com variação de binários de 2.150 a 2.700Nm) e, finalmente, o de 16l, com motor V8 de 620 cv e 3.000Nm de binário.
Relativamente ao motor de 7l, com que vinha equipado o P280 que testamos, no que à tecnologia diz respeito, foi desenvolvido com alta pressão de injecção Diesel e com múltiplos pontos para diminuir o consumo e as emissões de gases, assim como recebeu novos sistemas inteligentes que gerem o seu funcionamento praticamente na perfeição. Essas actualizações tornam o motor melhor «máquina» e mais económico. Neste particular, os engenheiros da Scania pretenderam (e conseguiram, dizemos nós), subir mais uns degraus na busca da perfeição motriz, apresentando uma redução de consumo na ordem dos 10% que, contudo, pode chegar mesmo até aos 12%, algo que é verdadeiramente incrível para este tipo de veículos.
Para que tal performance fosse alcançada, contam com o sistema de alta pressão (6 a 8%), associado às novas instalações no cofre do motor, a nova aerodinâmica externa da cabine (2%) e as inovações da caixa de velocidades Opticruise (2%). No conjunto, esta motorização ajuda o cliente a atingir o índice de redução de combustível indicado pela Scania, ao mesmo tempo que lhe proporciona uma economia significativa (em euros, claro está), no final do ano
Mais silencioso
Com a evolução deste motor de 7l, que nos foi apresentado por um dos seus responsáveis, Alex Neri, a nova linha P passa a ser mais silenciosa relativamente à anterior. Esse resultado foi possível devido à redução da dimensão do motor, associado à combustão mais eficiente, capaz de aumentar a potência e o binário, sem exceder as emissões de CO2 e o gasto de combustível.
A nova P traz, ainda, como novidade a matéria-prima utilizada nas suas motorizações que são produzidos em CGI, um composto compactado de ferro e grafite que duplica a resistência ao desgaste, suportando o aumento da pressão de combustão dentro do cilindro. Apesar de mais robusto e resistente, este motor de 7l é mais baixo e leve.
Outra das novidades que a marca sueca introduziu na sua nova geração é o “lay shaft brake”, um sistema padrão de travão do eixo, totalmente compatível com as caixas Opticruise, que equipam a linha P. Trata-se de uma solução simples que faz uma grande diferença, quando se relaciona a condução com o desempenho. Graças a este sistema, a caixa de velocidades GR875 que testamos realiza a troca de mudanças num curto espaço de tempo (mais ou menos 0,4s), reduzindo para cerca de metade o tempo das passagens normais de caixa. Mas utilizar o “lay shaft brake” não só reduz o tempo de alteração de mudança, como também contribui para que a pressão do turbo seja mantida. Desta forma, o veículo não perde velocidade como a aumenta para a próxima mudança, com maior binário, mantendo a suavidade das trocas. Este recurso, e somos testemunhas disso mesmo, melhora a condução em condições “mais apertadas” e leva ao aumento do desempenho, inclusive no arranque.
A pensar nos motoristas
Noutra dimensão, a nova geração da Scania, não quis deixar os futuros condutores da linha P insatisfeitos. Para tal, a sua equipa revolucionou praticamente todo o interior e exterior do veículo, tendo como objectivo oferecer ao motorista uma condução optimizada em espaço privilegiado, inclusive para o descanso. O design do painel é caracterizado pela acessibilidade e funcionalidade, combinado com linhas modernas de «encher o olho». Todos os botões de comando estão ao alcance da mão do motorista, assim como os demais instrumentos necessários para uma condução segura são facilmente alcançados.
Reparámos, também, que as opções de ajuste do assento do condutor são bastante generosas, permitindo encontrar rapidamente uma posição de condução confortável. Além disso, a visibilidade frontal e lateral melhoraram bastante graças à posição inicial do condutor, mais perto do pára-brisas e um pouco deslocado para a esquerda.
Por outro lado, nota-se que a Scania desenvolveu um trabalho de engenharia positivo relativamente ao projecto da cabine, com o propósito de optimizar o «ponto cego» do veículo, o que de resto, na nossa opinião, foi conseguido. A inclusão de um óculo inferior na porta direita, foi uma excelente ideia.
Outra alteração que registamos com agrado aquando da condução da versão P280, é o facto de existir mais espaço para os joelhos, pernas e pés do motorista, graças à área conquistada às menores dimensões do motor de 7l. O tablier, totalmente redesenhado, apresenta melhoramentos que contribuem, igualmente, para a facilidade de movimentos laterais do condutor dentro da cabine.
De referir, por último, que apesar de todas estas alterações que beneficiam não só o veículo, como também quem com ele venha a trabalhar, a Scania não abdicou daquela que é já uma das suas imagens de marca: acabamentos premium, inovação e flexibilidade praticamente ilimitada. Basta olhar para dois exemplos simples: ecrã táctil de 7”, que permite visualização fora do veículo na ordem dos 360 graus e do travão de mão que trava e destrava, com o soltar do cinto de segurança e o acelerador, respectivamente.
Características a destacar Linha P
- Design e forma renovados na parte da frente e no chassis para permitir uma melhor aerodinâmica;
- Actualizações do grupo propulsor resultando numa eficiência de combustível e performance na condução excepcionais;
- Mais opções de espaço para arrumos;
- Opções de ajuste do banco do condutor melhoradas;
- Manutenção baseada na sua operação aumenta o tempo operativo e a rentabilidade;
- Funcionalidades de segurança únicas como os airbags de protecção na lateral em caso de capotamento;
- Mais espaço atrás dos bancos para permitir camas mais largas;
- Novo sistema de infotainment com ecrã táctil de 7”.
Caixas de velocidades com secção planetária
8 velocidades: A vantagem desta caixa de velocidades reside na sua simplicidade. Robusta e compacta, não inclui velocidades super-lentas e a sua acção suave é positiva e facilita as passagens de caixa. As opções incluem o Scania Opticruise, o Scania Retarder e uma selecção de tomadas de força.
8+1 velocidades: Oferece vantagens semelhantes, em conjunto com uma redutora adicional. Baseada na caixa de quatro velocidades, com uma secção planetária adicional, a sua força é mais do que suficiente para corresponder ao débito de binário elevado de qualquer motor em linha Scania. As opções incluem o Scania Retarder e uma selecção de tomadas de força.
Novas soluções urbanas
- City Safe Window - permite uma condução eficiente sem comprometer a segurança;
- Novo motor de 7 litros - reduz o consumo de combustível e o peso do veículo;
- Planos de manutenção flexíveis, personalizados para cada veículo;
- Formação de motoristas baseada em aplicações e personalizada para desafios que se colocam ao
motorista urbano;
- Visibilidade melhorada, com um painel de instrumentos mais baixo, melhor posição do motorista e janelas rebaixadas;
- Piso rebaixado da cabine da série P, com acesso fácil através da porta do passageiro;
- Capacidade de manobra e direcção.
Caixas de velocidades com secção planetária e splitter
12 velocidades: Esta caixa foi construída para enfrentar os terrenos mais duros, tornando-a na escolha perfeita para transportes exigentes de longo curso. As suas relações curtas combinam leveza, facilidade de condução e uma rentabilidade operacional excepcional.
12+2 velocidades: Para aplicações que exigem uma força de tracção extra a baixa velocidade, esta caixa possui duas redutoras adicionais. Concebida para uma economia optimizada, é altamente eficiente tanto em aplicações de longo curso, distribuição regional como em aplicações de construção. As versões overdrive oferecem uma capacidade de binário mais elevada, além do overdrive para uma velocidade de cruzeiro a baixo regime e económica. O Scania Opticruise e o Scania Retarder, bem como uma selecção de tomadas de força, estão disponíveis para todas as caixas de velocidades com secção planetária e splitter.