A todo o gás!
A IVECO lançou o Stralis NP de 460cv movido a gás natural, que promete disputar o lugar dos motores convencionais no transporte de longo curso. Ao mesmo tempo, em Ulm (Alemanha), foi também apresentado o novo X-Way, destinado à construção e serviços urbanos.
O novo motor Cursor 13 NP (Natural Power) de 460cv foi desenhado pela FTP Industrial, tem um binário de 2000Nm disponível às 1100rpm e é hoje o bloco 100% gás natural mais potente do mercado. Conta com a caixa automatizada de 12 velocidades Hi-Tronix, que traz de série retarder hidráulico e sistema de apoio ao arranque em subidas. Graças ao trabalho de desenvolvimento levado a efeito na produção deste motor, integra ainda dois sistemas que aguardam a aprovação para registo de patente.
O IVECO Stralis NP 460 permite fazer até 1600 quilómetros entre abastecimentos, se o cliente optar por colocar dois depósitos de exclusivamente Gás Natural Liquefeito (GNL). Em contrapartida, consoante a finalidade da utilização e da carroçaria, pode ser colocado apenas um reservatório de GNL - fazendo até 800km de autonomia - ou dois de Gás Natural Comprimido (GNC) - podendo chegar aos 570km de autonomia - bem como um depósito de cada, alcançado uma autonomia máxima de 1100km. O novo Stralis NP 460está disponível em várias configurações: 4x2, 6x2, tractores de cabine rebaixada e ainda rígidos de 2 e 3 eixos.
O motor 100% gás natural é mais leve, menos ruidoso, mais compacto e tal como a designação indica, não precisa mais nenhum combustível, ao contrário dos veículos de motor Diesel, que precisam de gasóleo, AdBlue e gás natural. A estas vantagens junta-se o facto de ser compatível com biogás (energia renovável), ter emissões poluentes muito reduzidas e de o combustível ter um baixo preço por quilómetro em comparação com o gasóleo.
O intervalo de manutenção é colocado pela marca nos 90 mil km, apontando-se uma redução de 30 a 40% de redução de custos frente ao motor de 460cv Diesel e uma durabilidade superior a 1 milhão de quilómetros.
Michelin Solutions
Para facilitar a passagem das frotas para o gás natural, a Michelin Solutions desenvolveu três aplicações, que vêm de série em todos os Stralis NP: My Best Route, My Training e My Inspection permitem aos gestores de frotas e motoristas uma rápida adaptação à nova realidade.
Através deste serviço é possível calcular e comparar rotas através de vários factores como o custo, a distância, as portagens, a carga, o consumo, sendo ainda uma ajuda na formação de motoristas e nas verificações diárias ao veículo a gás natural. A utilização das aplicações é gratuita durante 18 meses.
www.michelin-solutions.com
X-Way - Cursor 13
Paralelamente, a IVECO deu também a conhecer o novo X-Way, dedicado às operações mais exigentes, como é o caso da construção ou dos serviços urbanos.
Concebido para um mercado que precisa de um carro capaz de circular fora da estrada, mas também preparado para manter a eficiência a velocidades mais elevadas, o X-Way é designado pela IVECO como o «cruzamento perfeito» entre as duas realidades, equipado com a robustez do já conhecido chassis Trakker e inúmeras opções de configuração.
Estão disponíveis todas as configurações de cabine (AD, AT e AS), três motorizações (C9, C11 e C13) e caixa manual, automática ou Hi Tronix, de 12 ou 16 velocidades. Consoante o objectivo de utilização, o cliente pode ainda escolher entre três configurações de veículo: ON (homologação de estrada), OFF (homologação fora de estrada, com ângulos de ataque superiores a 25 graus) e o ON+ (homologação de estrada com maior ângulo de ataque que o ON e protecção de pára-choques).
O X-Way está construído para ser um veículo misto, mas oferece toda a tecnologia IVECO, como se fosse completamente ON Road, no que diz respeito à segurança (EBS, ESP, Hill Holder, etc.) e eficiência (Eco-Switch, Ecoroll, Hi-cruise, etc.), excepção feita para o Active Cruise Control.
No que diz respeito à melhoria da mobilidade, o X-Way conta com Rocking Mode, que faz balançar o veículo até que ele saia de depressões em pisos com pouca aderência e o Modo Off Road, onde a lógica da passagem de caixa é mais adequada ao terreno. Como opção está ainda a função Hi-Traction que, ao ser activada depois de entrar em off-road, se liga automaticamente se o veículo sentir necessidade de tracção nas rodas da frente, em terrenos difíceis.
Destaque ainda para o X-Way versão Super Loader (preparado para betoneira), que consegue, segundo a certificação do UTAC (United Test and Assembly Center) um chassis preparado para circular com um peso de 8,845kg, o mais baixo do mercado, permitindo maior capacidade de carga, o que corresponderá a um benefício anual de cerca de 23 500€ para operadores do sector do transporte de cimento.