Mitsubishi Fuso Canter
Pequena grande solução
Meio século e 8 gerações de história depois, a Mitsubishi Fuso Canter continua a dar cartas no segmento dos camiões ligeiros, sendo agora mais eficiente e manobrável, permitindo uma ampla variedade de carroçamentos. Da fábrica do Tramagal para a Europa, a Canter coloca à disposição dos clientes um total de 73 versões, exactamente à medida das necessidades de cada um e agora também em versão 100% eléctrica.
De série, destacam-se o Start-Stop, ESP, ABS com EBD, fecho centralizado com comando à distância, travão de escape, porta-luvas fechado, banco do condutor com suspensão na cabine larga de 150 e 175cv, 3 anos de garantia ou 100 mil quilómetros. Os intervalos de manutenção situam-se nos 40 mil quilómetros.
A caixa Duonic de dupla embraiagem é um dos argumentos da gama, que combina a conveniência de uma caixa automática com a eficiência de uma transmissão mecânica manual, o que torna a passagem de caixa mais rápida, suave e sem interrupção do fluxo de potência. A marca apresenta a Canter como o veículo com o diâmetro de viragem mais pequeno da classe, o que a torna tão fácil de conduzir como qualquer automóvel.
A cabine, de 1,70 ou 2m de largura, pode levar três ou até sete pessoas (na versão de cabine dupla).
A Eurotransporte guiou a Canter 3C15 Duonic 2.0, com motor Diesel 3l de 150cv, de 3,5t, com cabine simples conforto, estando também disponíveis versões de 6t; 6,5t, 7,5t e 8,55t, em três variantes de cabine, seis distâncias entre eixos e ainda nas motorizações de 130 e 175cv. Destaque para a Canter Eco Hybrid, o primeiro camião ligeiro produzido em série na Europa, com o motor 3 litros diesel de 150cv e ainda um motor eléctrico de 55cv, que pode transportar até 4800kg de carga.
Marcelo presente na saída da eCanter
Primeiro camião eléctrico produzido em série
A primeira Mitsubishi Fuso eCanter já saiu da fábrica da Daimler no Tramagal, em Abrantes, num evento que contou com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.
A Eurotransporte acompanhou a cerimónia oficial da saída da primeira Fuso eCanter da linha de montagem, uma cerimónia que contou com Marcelo Rebelo de Sousa na primeira fila. O Presidente da República visitou, antes disso, a fábrica na companhia de Marc Llistosella, Presidente e CEO da Mitsubishi Fuso Truck and Bus Corporation e responsável máximo da Daimler Trucks Asia, assim como de Jorge Rosa, Presidente e CEO da Mitsubishi Fuso Truck Europa, e esteve à conversa com alguns dos trabalhadores.
"É preciso saudar o que tem sido feito em Portugal e no Japão, porque significa que estamos a superar o tremendo desafio das alterações climáticas. Vi aqui tantos trabalhadores qualificados, homens e mulheres, portugueses e japoneses, a desenvolver em conjunto este camião, esta eCanter. Temos que agradecer a todos eles os mais novos e os mais velhos, pelo que estão a fazer... e eu pude sentir o quanto eles gostam desta empresa, o quanto vivem o espírito de todo o projecto", afirmou o chefe de Estado.
Este foi o início oficial da produção em série do primeiro camião eléctrico fora do Japão, uma vez que a mesma eCanter já sai das linhas de montagem da fábrica de Kawasaki desde 7 de Julho. A Fuso eCanter vem revolucionar a mobilidade urbana do segmento dos camiões ligeiros e traz uma autonomia de 100 quilómetros e uma capacidade de carga de duas a três toneladas – dependendo dos tipos de caixa e utilização. O propulsor eléctrico da viatura contém seis baterias de alta voltagem com 420v e 13,8Kwh cada, que estão a ser fornecidas pela subsidiária 100% da Daimler, a Accumotive em Kamenz, Alemanha.
A cerimónia contou ainda com a presença do Ministro da Economia, da Presidente da Câmara Municipal de Abrantes, do Secretário de Estado da Indústria, do vice-presidente da Câmara Municipal de Lisboa e do Embaixador do Japão em Portugal.
Por fim, Jorge Rosa anunciou que, no final do ano, a empresa vai oferecer três veículos 4x4 às corporações de bombeiros afectadas pela tragédia de Pedrógão Grande.