MB Sprinter - Admirável mundo novo

02 agosto 2019

O título é o mesmo do romance escrito pelo britânico Aldous Huxley, em 1931, e, embora também aqui se fale de tecnologia, a temática muda ligeiramente. Neste artigo exploramos o novo mundo proporcionado pela 3.ª geração do Mercedes-Benz Sprinter, que promete trazer vários benefícios aos clientes.

MB Sprinter

Desde meados do ano passado que a 3.ª geração do Sprinter está a ser comercializada no mercado nacional e, volvido um ano, Mário Neves, director-geral da Mercedes-Benz (MB) Vans Portugal, garante que "já estamos a colher os frutos", com 15% de quota de mercado no segmento de Large Vans. Ainda assim, reforça, "o nosso objectivo é chegar aos 16%".

Cientes de que existe já um feedback positivo em relação a esta geração, a MB Vans quis reforçar o posicionamento do Sprinter junto dos clientes e, por isso, realizou dois eventos (Lisboa e Porto). "O objectivo foi apresentar o novo Sprinter de forma dinâmica, com um test-drive longo, que permitisse ver as valências desta 3.ª geração, nomeadamente os sistemas de segurança e a conectividade", explica Mário Neves.

Com cinco tipos de carroçaria (caixa fechada, Tourer, caixa aberta, chassis com cabine simples ou dupla), três configurações de tracção – sendo a grande novidade a tracção dianteira – o Sprinter tem um portefólio que abrange mais de 1700 variantes. "É preciso ter um mestrado para vender", brinca o director-geral, não deixando de salientar que "temos uma equipa de vendedores muito dedicados". As possibilidades vão desde um veículo de estaleiro até um shuttle com equipamento de luxo.

A Eurotransporte esteve no evento organizado no Porto, junto ao Museu da Imprensa e do Pestana Palácio do Freixo, com o rio Douro como pano de fundo, onde a marca colocou à disposição cinco viaturas, uma delas equipada com a nova tracção dianteira. Este sistema permitiu aumentar a carga útil em 50kg em comparação com o modelo anterior e apresenta um degrau de carga 80mm mais baixo, o que facilita as operações de carga/descarga. Destaque ainda para as duas transmissões desenvolvidas para a tracção dianteira: uma caixa automática com conversor binário de 9 velocidades e uma caixa manual de 6 velocidades. "Pretendemos chegar a outros clientes, que não valorizam tanto a tracção traseira porque fazem um percurso mais citadino e precisam de um veículo mais ágil e competitivo em termos de preço", explica Mário Neves. Ainda assim, revela, "a versão mais vendida é o Sprinter de 10m3, ainda de tracção traseira".

Um dos sistemas testados foi o Active Break Assist

Sentir na pele

Depois da apresentação «teórica» da 3.ª geração do Sprinter, tivemos então a oportunidade de ir para a estrada para um test-drive, ao volante de um Tourer, de 9 lugares. "É uma excelente montra de toda esta inovação do mundo MB Vans e uma excelente oferta para o Turismo, uma das indústrias que está em alta no nosso país", assegura o director-geral.

Um dos momentos altos «prometidos» seria testar o Active Brake Assist. Por razões de segurança, foi um demo-driver que assumiu os comandos da viatura e, em dois momentos, a diferentes velocidades, pudemos sentir na pele o sistema de travagem, que vem ajudar na prevenção de acidentes.

Quanto à experiência de condução, depressa nos esquecemos de que estávamos num veículo comercial, quer pela agilidade, quer pelo interior do habitáculo, que nos fez lembrar o de um MB ligeiro. E sendo o Tourer destinado ao transporte de passageiros, fizemos parte do percurso na segunda fila de bancos, onde notámos um desnível em relação à posição do condutor, o que pode causar alguma estranheza para quem queira apreciar a paisagem.

Mercedes-Benz Sprinter

Fornecedor de soluções completas de transporte e mobilidade

"A grande bandeira do Sprinter é a conectividade", assegura o responsável da MB Vans Portugal. "Temos a nossa marca, que é a Mercedes PRO connect e todos os Sprinter vêm já conectados de fábrica. Na Vehicle Management Tool, que é a ferramenta de gestão da viatura, é possível ter acesso a várias informações, o que vai permitir uma gestão de frota mais eficiente", acrescenta.

Com o lançamento do novo modelo, o Mercedes PRO connect disponibiliza oito pacotes de soluções de conectividade (ver caixa), que se traduzem em níveis superiores de eficiência, custos operacionais reduzidos, melhor disponibilidade do veículo e comunicação optimizada entre a frota. Além de tudo isto, o novo Sprinter é o primeiro comercial da MB a permitir a utilização directa das soluções de conectividade com os sistemas de Multimédia MBUX. Com este novo sistema de multimédia está disponível um visor HD até 10,25’’, controlo táctil e controlo de voz intuitivo, que testámos para saber informações como as condições meteorológicas, para mudar de estação de rádio ou para definir um destino.

Pode ainda ser usado para fazer chamadas, escrever e enviar mensagens, sem que o condutor se distraia. "É uma experiência telemática completamente diferente e uma interligação entre o condutor e a viatura que é extraordinária", são estas as palavras de Mário Neves. "Se já acreditávamos nesta conectividade e gestão de frotas, agora estamos completamente rendidos".

Mário Neves, director geral da Mercedes-Benz  Vans Portugal

O que está para vir

No que diz respeito à electrificação, o director geral afiança que a meta se mantém: "o start & sales do Vito e do Sprinter está previsto para Janeiro de 2020, com a produção a arrancar a partir de Março desse ano".

Antes disso, Mário Neves fala do grande desafio que é a homologação WLTP nos comerciais, a partir de Setembro de 2019. "Nós antecipamos sempre três meses, por isso a partir de Junho vamos já colocar o WLTP. Isso implica que o Vito e o Sprinter venham equipados com o Start & Stop. Vamos também aproveitar para fazer uma revisão em termos de potências, nomeadamente no Citan Furgão, no Vito Tourer e no Classe V". Este último modelo irá ainda ter uma renovação de visual, com o lançamento a estar marcado para Junho.

Quanto ao Classe X, "o ano passado ficámos acima das nossas expectativas", garante o responsável. Este ano as novidades são a versão V6 350d 4MATIC e a Classe X de três lugares "que desenvolvemos com um parceiro local e que surgiu porque os nossos concessionários nos deram um feedback de que precisávamos desta solução".

 

*Texto originalmente publicado na Edição n.º 110 da Revista Eurotransporte

 

Mercedes-Benz Vito

 


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