Renault: Mais de um século de comerciais
Numa altura em que regista um crescimento nas vendas de Veículos Comerciais Ligeiros (VCL), o Grupo Renault conta já com mais de um século a construir e a desenvolver o segmento.
Na região de Versalhes, em França, a marca apresentou o trabalho destes 116 anos, colocando à disposição da imprensa alguns veículos do espólio, como também algumas novidades como a SpaceClass ou a pick-up Alaskan.
Actual líder de mercado nos Veículos Comerciais Ligeiros (VCL) eléctricos na Europa, com o Twizy Cargo, o ZOE Societé, o Kangoo ZE e a Master ZE, o Grupo Renault regista, face a 2011, um crescimento de 40% nas vendas mundiais de VCL, com o recorde de 434 mil unidades vendidas em 2016.
Mais de cem anos depois do lançamento do primeiro comercial, o Type C, a Renault mantém uma gama em constante renovação, que reitera o cuidado de atender às necessidades dos seus clientes profissionais.
Actualmente, são 400 os transformadores autorizados, capazes de adaptar cada veículo às exigências de cada cliente.
Entre os mais recentes investimentos da construtora está a SpaceClass, à conquista do mercado do transporte de alta gama de pessoas e ainda a Alaskan, a pick-up que sucede à Colorale (de 1951) e que ainda não se sabe se estará à venda no mercado português.
Treze veículos históricos
Apenas para exposição, estava a réplica da «velhinha» leiteira, uma Renault Type C de 3,5cv, com 250kg de carga útil, cujo original data de 1900, que foi o 1.º veículo comercial a ter utilização industrial.
Numa verdadeira viagem no tempo, foi possível conduzir, entre outros, a mítica 4L - que vendeu mais de 8 milhões de exemplares - ou a Estafette, que mais tarde viria a dar lugar à contemporânea Renault Trafic.
Os jornalistas puderam ainda viajar no Type PR, um autocarro com 90 anos, completamente restaurado e em pleno funcionamento, com capacidade para dez pessoas.
Marca Renault Pro+
A atenção ao cliente profissional já vinha de longe, mas só em 2015 nasce a marca especializada dedicada ao público alvo dos VCL, a Renault Pro+. A gama vai do pequeno ao grande furgão, incluindo as pick-ups, com enfoque nos veículos eléctricos (Twizy Cargo, ZOE Societé, Kangoo ZE e Master ZE), que fazem da Renault líder do mercado de VCL eléctricos.
A rede especializada tem 650centros em 41 países, com os veículos a serem vendidos em 110 nações.
O objectivo do Grupo Renault passa por duplicar a quota de mercado e tornar-se, enquanto Renault-Nissan-Mitsubishi, líder global de mercado em VCL.