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Ecoduo revoluciona cargas

16 dezembro 2019

O aumento do volume de carga a transportar via terrestre é cada vez mais importante para as empresas no cômputo geral.

Para responder a este desafio, a Schmitz Cargobull, empresa alemã líder do mercado de reboques e semi-reboques, tem uma solução: o conceito EcoDuo que poderá transmutar as cargas na Europa.

 

A Schmitz Cargobull, empresa alemã de construção de reboques e semi-reboques refrigerados e com cortinas laterais (vulgarmente chamados de telas), apresentou o seu mais recente conceito, o EcoDuo, em Portugal, no Congresso da ANTRAM, que decorreu a 18 e 19 de Outubro. Com esta apresentação, a marca alemã pretende lançar um novo conceito de transporte para o mercado europeu.

Este conceito, que ainda não está a ser comercializado em Portugal, além de poder transportar mais carga, não sobrecarrega a infra-estrutura actual, reduz as emissões de CO₂, está alinhado com os actuais padrões de transporte comercial e é ideal para o transporte ponto a ponto fora das áreas urbanas. Contudo, para que possa entrar no mercado nacional, o conceito EcoDuo terá de ser analisado e posteriormente autorizado pelas autoridades nacionais com competências na matéria.

Mas o que é o conceito EcoDuo? Esta é a questão que toda a gente quer ver respondida. A combinação EcoDuo não é mais do que dois semi-reboques com cortinas laterais padrão conectados por meio de um carrinho e acoplados a um tractor. Comparado com o padrão actualmente existente ou com o EuroCombi, o EcoDuo é a maneira mais rápida e mais eficaz de melhorar o transporte na estrada.

O peso total do conjunto (tractor e trailer) permanece inalterado, apresentando as mesmas 40 toneladas. A diferença está no peso do segundo trailer que pode variar, embora não possa chegar às 36 toneladas possíveis, para cumprir com os regulamentos europeus. A diferença está no peso do segundo trailer que pode variar, embora não chegue às 36 toneladas possíveis, para cumprir com os regulamentos europeus.

Boneco_arranjado

O EcoDuo é, além disso, compatível com tecnologias de condução convencionais e alternativas. O peso total da combinação será de 40+36 toneladas, igual aos regulamentos que estão em vigor, por exemplo, na Escandinávia. Em alternativa, uma variante com 40+30 toneladas, que actualmente está em fase de teste em Espanha, também seria possível. Neste caso, o peso do camião em conjunto (como primeiro reboque) será de 40 toneladas, enquanto que o segundo reboque pode ter 30 ou 36 toneladas (dependendo do Regulamento do país).

Diferentes combinações

Em comparação com as diferentes combinações, o EcoDuo oferece vantagens significativas quando comparado com o padrão actual (um camião+ trailer de 40 toneladas), especialmente em termos ecológicos e económicos. Senão vejamos, o EcoDuo apresenta uma redução da emissão de CO₂ por tonelada de carga útil (23% com 40+30t e 25% com 40+36t), menos carga por eixo (13% com 40+30t e 14% com 40+36t) ao mesmo tempo que aumenta a capacidade total do transporte.

"No momento, esta combinação de trailer é válida apenas para os países do norte da Europa, nomeadamente na Escandinávia onde está a ser usado em pleno. Todavia, a longo prazo, acreditamos que o EcoDuo será visto como uma solução de transporte ecológica e economicamente eficiente para toda a Europa", referiu o presidente do conselho da Schmitz Cargobull, Andreas Schmitz.

Mas as vantagens não se ficam por aqui: cargas inferiores por eixo único; aumento da capacidade total de transporte nas estradas e ou menos reboques de tráfego/tractor; menos tensão nas estradas e pontes e menos veículos pesados de mercadorias a circular, são outras das garantias que a Schmitz Cargobull AG faz questão de referir.

Entretanto, como essa combinação de semi-reboque e reboque ainda não é permitida em todos os países, entre os quais figura Portugal, uma vez que as diferentes legislações ainda não permitem a sua utilização, o transporte transfronteiriço acaba por ser mais difícil.

Já a pensar nesse importante pormenor e enquanto o conceito não é autorizado, no nosso país, por exemplo, existe a possibilidade de a combinação de reboque EcoDuo poder ser facilmente dividida entre duas unidades de tractor, em pontos de fronteira ou em áreas de descanso.

Tractores sem transformação

Outra das dúvidas do mercado prende-se com o facto de os tractores terem ou não de sofrer alterações para "aderir" a este conceito. A dúvida foi desfeita pelos responsáveis da marca alemã sendo que os tractores existentes "podem ser utilizados de maneira adequada" e o uso de dois semi-reboques padrão significa que as "dimensões actuais usadas no sector de transporte permanecerão inalteradas. Toda a infra-estrutura actual pode ser usada sem investimentos demasiado altos".

Assim sendo, isso significa que os reboques ainda podem ser carregados nos terminais de logística sem terem de mudar de procedimentos de carga e descarga.

Quando usados reboques modernos, ou seja, equipados com a mais recente tecnologia de eixo e travões, o EcoDuo cumpre todos os padrões de segurança. Portanto, o conceito é compatível com as condições actuais de tráfego sem riscos adicionais, como as distâncias de segurança e as ultrapassagens por ligeiros possam ocorrer sem perigo.

Temos vindo a referir aspectos positivos do conceito, mas será fundamental para a sua legalização no que à circulação em Portugal diz respeito, que a rede viária nacional esteja preparada para receber veículos pesados cuja dimensão é maior do que o que esta legislado. Antes de se poder validar a circulação dos EcoDuo da Schmitz, Portugal terá de rever a sua rede viária proporcionando condições de circulação acessíveis a este tipo de veículos.

Sobre Schmitz Cargobull

Com uma produção anual de mais de 61.000 veículos e aproximadamente com seis milhares de funcionários, a Schmitz Cargobull AG é líder na Europa no fabrico de semi-reboques, reboques e carroçarias refrigeradas, carga geral e mercadorias a granel. A empresa alcançou vendas de quase € 2,2 bilhões no exercício de 2017/2018. Como pioneira no sector, a empresa do norte da Alemanha desenvolveu uma estratégia abrangente de marca desde o início e estabeleceu consistentemente padrões de qualidade em todos os níveis. Assim, desde a pesquisa e desenvolvimento aos contactos de produção e serviço, até à telemática de reboques, passando pelo financiamento, fornecimento de peças de reposição e comércio de veículos usados, a Schmitz tem liderado o mercado internacional.

 

 


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