Soarauto e Petronas - Unidos pela qualidade e confiança
Líder no Minho na comercialização de peças, acessórios e lubrificantes para automóveis, o Grupo Soarauto iniciou actividade há 35 anos, em Braga, graças à vontade de José Soares em "apostar em algo novo".
Hoje, os números da empresa destacam-se pelas dez lojas físicas, nove delas em concelhos minhotos e outra na Guarda, bem como pelos seus 60 colaboradores. “Já estava na área, mas noutra empresa, e senti necessidade de construir alguma coisa com futuro. Fui empregado noutra casa durante sete anos e depois decidi estabelecer-me. O mercado começou a responder e fui avançando. Criei um pequeno armazém, alguns postos de trabalho e a clientela foi aderindo…”, conta José Soares.
Com o foco apontado para os ligeiros durante largo período, a aposta da Soarauto no mercado dos lubrificantes de pesados nunca foi verdadeiramente levada a sério. Até a Petronas aparecer em cena, há quatro anos. “A nossa parceria com a Petronas, iniciada em 2014, acabou por ser o motor da aposta nos pesados, porque nos deu a oportunidade de trabalhar em áreas geográficas diferentes, como Guarda, Viseu, Vila Real, Bragança ou Viseu”, revela Renato Soares, filho de José Soares e CEO da Soarauto, elogiando a “confiança, transparência e frontalidade” deste “importante parceiro” de negócio.
“Não conhecíamos o terreno e o início foi assustador, mas o «bichinho» ficou e sentimos muito apoio por parte da Petronas. E esta parceria faz com que seja obrigatório ter toda a família dos lubrificantes. O projecto ainda é um bebé, mas já se vêem resultados”, enaltece, sublinhando as “parcerias já estabelecidas com outras empresas do ramo” no interior do país para a comercialização de produtos Petronas nesse espaço geográfico.
Renato e José Soares
Distribuidor líder na Península
O peso dos lubrificantes no Grupo Soarauto é significativo (600 toneladas vendidas no ano passado) e o seu crescimento inegável, de tal forma que a empresa sentiu necessidade de alargar as suas instalações na Guarda, inaugurando uma nova loja no início de Abril.
“O armazém na Guarda comprova esse crescimento na área dos lubrificantes. Fomos obrigados a aumentar o local de armazenamento e, de igual forma, diminuímos os custos com a distribuição. Agora vamos procurar explorar o mercado de Viseu”, explica Joaquim Gomes, engenheiro responsável pela área dos lubrificantes da Soarauto, que lembra a “credibilidade da marca Petronas” como um “argumento mais do que válido” para cativar o cliente.
“A Petronas transmite confiança e qualidade porque abrange todos os sectores. É preciso credibilidade no mercado. A qualidade está garantida e comprovada e a Petronas tem muita responsabilidade no mercado, porque produz e homologa o produto consoante as especificações originais”, destaca.
Actualmente, a Soarauto, empresa que em 2018 atingiu um volume de facturação na ordem dos 8 milhões de euros, é líder na distribuição de lubrificantes Petronas no mercado ibérico (no mix de produtos), além de, no último ano, ter conquistado o 1.º lugar entre os distribuidores nacionais da marca.
“É muito gratificante para nós, como é óbvio. Isso também se deve ao facto de a marca nos dar espaço para trabalhar e querer crescer, como nós. E está a dar-nos muito gozo trabalhar com as pessoas da Petronas. Nunca nos falharam nestes anos, são flexíveis em tudo e têm sido espectaculares. Tivemos resultados positivos desde o primeiro ano, o segundo já foi melhor e queremos continuar a crescer. Acredito piamente que isso é viável”, expressou o director-geral Renato Soares, voltando ao motivo da aposta da Soarauto no ramo dos pesados.
“Esta parceria «obriga-nos» a conhecer toda a família dos lubrificantes, não só dos ligeiros. Tal seria muito básico e não teríamos este crescimento de ano para ano, como por exemplo na indústria. São desafios interessantíssimos para uma empresa como a nossa”.
Arrojo à boleia da prudência
A Soarauto nasceu em 1983, em Braga, mercê do arrojo de José Soares, hoje com 70 anos, mas que continua a seguir a par e passo a vida da empresa com uma “enorme vitalidade” e que lhe é reconhecida por todos os colaboradores.
“Temos procurado acompanhar o mercado e vamos sempre passo a passo. É essa a mentalidade que temos: nunca dar um passo maior do que as pernas”, afirma José Soares, nomeando a “prudência” como um aliado essencial ao longo destes 35 anos.
“Chegámos aqui com muito esforço e sacrifício, numa altura em que o mercado não era tão agressivo. Houve um risco calculado e as coisas demoraram o seu tempo”, ressalva. A ligação com a Petronas surge em 2014 e encaixa como uma luva neste sentimento transversal aos responsáveis máximos da Soarauto: “Há muita transparência no negócio”, resume. “A qualidade do produto não deixa a desejar e a verdade é que estamos muito contentes com esta parceria”, completou o fundador.
Joaquim Gomes - Responsável Lubrificantes Soarauto
Empresa familiar com 60 colaboradores
O crescimento do Grupo Soarauto “foi sempre sustentado”, como faz questão de recordar José Soares e o filho Renato, e hoje é a empresa líder na região do Minho no ramo de peças, acessórios e lubrificantes para automóveis. São 40 mil referências e 250 mil unidades em stock, numa extensão geográfica que contempla dez lojas.
No total, a Soarauto, uma “empresa de cariz familiar”, conta com a colaboração de 60 funcionários e prevê aumentar, em 2019, o volume de facturação relativamente ao ano transacto.
Texto: José Mário Lima
Fotos: Paulo Jorge Magalhães
*Texto originalmente publicado na Edição n.º 109 da Revista Eurotransporte