---

ACRV: Pessoas, Flexibilidade e Dinamismo

09 dezembro 2019

Estes são os três pilares da ACRV - Comércio de Veículos e Peças, empresa que está no mercado há seis anos e que, como complemento ao serviço de concessionário DAF, aposta cada vez mais nos serviços de pós-venda.

Foi no habitual almoço anual, realizado em Castanheira do Ribatejo com o intuito de celebrar o 6.º aniversário da empresa com clientes e parceiros, que a ACRV aproveitou o mote para dar a conhecer um pouco melhor os vários serviços que disponibilizam nas três oficinas certificadas pela DAF, em Castanheira do Ribatejo, Perafita e Pêra.

De forma sucinta, a existência destes espaços não se “resume à manutenção e reparação de veículos DAF”, alerta Rui Alexandre, director de pós-venda da ACRV. “Temos serviços de assistência e reparação de semi-reboques e uma outra área, na Castanheira, que é de reparação de grupos de frio”, acrescenta.

Com seis anos de existência, a empresa apercebeu-se que era necessário “crescer e investir noutras áreas, de forma a sermos mais eficientes para com o nosso cliente, nomeadamente no que diz respeito ao nível dos serviços”, revela Rui Alexandre. Uma dessas formas de crescimento verificou-se no aumento qualitativo do stock, “de forma a que consigamos ter peças para entregar o mais rapidamente possível aos nossos clientes, não só ao nível da oficina, mas também de venda ao balcão”, conta. O director de pós-venda reconhece que “o mercado das peças é muito competitivo”, mas que a ACRV quer “ir à luta e ter o maior número de referências que permitam dar respostas às necessidades dos clientes”.

Para tornar o serviço cada vez mais eficiente, a DAF está também a apostar num serviço de entrega nocturna de peças nos armazéns. “Na Castanheira já conseguíamos, de certa forma, assegurar internamente que as entregas fossem feitas entre as 8h e 8h30, mas no Porto e Algarve tínhamos mais dificuldade”, explica o director de pós-venda. Este serviço, que passa agora a ser assegurado pela DAF, permite que “às 8h as peças já estejam disponíveis para despachar para os clientes ou nas oficinas para serem montadas nos veículos”, informa.

Outra das mais-valias é o serviço de assistência em estrada. Esta vertente está assegurada com duas viaturas em Castanheira do Ribatejo e em Perafita e uma em Pêra, disponíveis 24 horas por dia, sete dias por semana, cobrindo todo o território nacional.

 Foto 1 (6)Foto 2 (7)

 

 

 

 

 

 

 Desde 2015 que há recepções distintas para os serviços prestados às viaturas do Grupo Florêncio & Silva e para as dos restantes clientes

 

Lado a lado com a TRP

Desde o início que a ACRV trabalha com a TRP, que pertence à PACCAR, mas desde há três anos que tem havido uma maior aposta no desenvolvimento desta marca. Carla Garcia, directora administrativa e financeira da ACRV, revela que “há uma maior promoção da TRP também porque a própria marca tem vindo a melhorar os seus parâmetros de produção e responde de uma forma mais satisfatória às necessidades dos clientes”. Rui Alexandre, por seu turno, reforça que o trabalho com esta marca está também a ser feito no sentido do posicionamento de preço: “Existem determinadas referências que são trabalhadas a nível central, na Holanda, mas depois como não têm procura em todos os mercados, acabam por ter preços desfasados. Estamos a trabalhar com a PACCAR para fazer esse posicionamento de preço e conseguir chegar aos nossos clientes”.

Desde o ano passado que a empresa portuguesa registou um crescimento superior a 30% na marca TRP, mas o director de pós-venda reforça que “a expectativa é crescer porque ainda há muito trabalho para fazer, não só com os clientes mais pequenos mas também com os de maior dimensão”.

Foto 3 (7)

No total a ACRV tem disponíveis cinco viaturas para assistência em estrada

 

Fidelização

Neste segmento de mercado é muito importante ter um serviço que satisfaça o cliente, por um lado e, por outro, apresentar soluções que tragam uma maior competitividade. Nesse sentido, a ACRV disponibiliza o programa PACCAR Parts Fleet Services, direccionado a clientes que têm de ter, no mínimo, 100 matrículas, entre camiões e reboques, e que “garante preços de material iguais seja em Portugal ou em qualquer outro país. Isto é um conforto enorme para os clientes que trabalham no internacional, porque sabem que vão pagar sempre o mesmo valor”, esclarece Carla Garcia. Associado a este programa está ainda outra vantagem: “A facturação de cada uma das oficinas pelas quais o cliente opte vai ser gerida por uma plataforma única, onde é o próprio cliente que valida as facturas”, acrescenta Rui Alexandre.

Outra das formas de fidelização é o programa MAX Card, que “permite ao cliente ir acumulando vouchers de desconto nas mais diversas áreas, desde os tapetes para o camião até às pastilhas de travão, com campanhas específi cas em determinados períodos de tempo”, informa o director de pós-venda da ACRV.

Foto 4 (4)

Desde o início que a ACRV trabalha com a TRP, marca que pertence à PACCAR, havendo agora um alargamento da linha de produtos

 

Investir nos Recursos Humanos

No campo da formação, a ACRV, desde a primeira hora, imprimiu uma aposta nos jovens, dotando-os de conhecimento tendo em conta o seu potencial crescimento e dando-lhes oportunidade de continuidade após a realização de estágios. Um dos novos projectos está relacionado com a formação de uma “equipa muito robusta de pessoas ligadas à venda de peças na Castanheira, que depois pretendemos alargar aos outros pontos de assistência, começando pelo Algarve, onde já temos um vendedor externo, seguindo depois rumo à região do Porto”, afiança a directora administrativa e financeira.

Rui Alexandre salienta que “a estabilidade é importante, de forma a que o cliente veja sempre as mesmas caras e comece a ganhar confiança. Nestes últimos dois anos temos conseguido essa estabilidade”. Os recursos humanos são algo a que a empresa dá muita importância e, tal como Carla Garcia explica, “os recursos da ACRV não se esgotam na delegação em si. Ou seja, são vistos de uma forma global e estão onde fizerem mais falta”.

Esta estabilidade resulta, também, de um trabalho que tem vindo a ser feito desde 2015, com o intuito de criar uma separação entre os serviços prestados ao Grupo Florêncio & Silva e aos restantes clientes. “Criámos recepções distintas, com uma oficina mais vocacionada para as necessidades do grupo e outra direccionada para os restantes clientes, com recepções, chefias e mecânicos próprios”, esclarece o director de pós-venda.

 

6.º Aniversário da ACRV

A celebrar esta data importante estiveram cerca de 400 clientes e parceiros da ACRV nas instalações em Castanheira do Ribatejo, uma oportunidade também para “transmitir o compromisso para com os nossos clientes e falar sobre o projecto ACRV e da nossa missão enquanto concessionário”, afirma Carla Garcia, directora administrativa e financeira da ACRV.

«Juntos consigo» é o lema da empresa e foi nesse sentido que foi transmitido aos clientes quais os projectos futuros da ACRV, pensados para criar uma maior satisfação no atendimento e fomentar a fidelização de clientes.

Foto 3 (8)


Autor:
Tags

Recomendamos Também

Revista
Assinaturas
Faça uma assinatura da revista EUROTRANSPORTE. Não perca nenhuma edição, e receba-a comodamente na usa casa ou no seu emprego.