70 anos de crescimento sustentado
A celebrar este ano o 70.º aniversário, a Europart é líder europeu no mercado de peças de substituição e acessórios para camiões, veículos comerciais, autocarros, reboques e veículos especiais de todas as classes.
Criada num contexto pós 2.ª Guerra Mundial e com o continente Europeu, e principalmente a Alemanha, a passar por longos anos de dificuldades económicas e sociais, o Grupo Europart soube construir o seu caminho de forma sustentável. De tal forma que, a partir da década de 60, o Grupo que começou por ser especializado em molas, decide expandir a gama de produtos para outras peças de substituição para veículos automóveis, evoluindo até à posição de fornecedor de gama total. Sendo hoje líder europeu neste sector do mercado, para isso muito contribuiu a criação da marca própria, actualmente com cerca de 7500 artigos.
Também a internacionalização teve um papel importante, sendo hoje uma empresa com filiais em 28 países, em mais de 300 localizações. A chegada a Portugal deu-se em 1998 e, desde 2008, que a Europart tem instalações no Carregado e no Porto. No ano em que se celebra o 20.º aniversário da presença da empresa alemã no nosso país e o 10.º da criação do armazém central no Carregado, Heitor Santos, director geral da Europart Portugal, revela que faz "um balanço realista, com a empresa a estar de boa saúde financeira, sendo uma das mais lucrativas do Grupo".
Associada ao slogan «Mais do que peças», a Europart tem 70 anos de experiência no comércio técnico de peças para veículos e no fornecimento de oficinas. Com serviços de entrega disponíveis em toda a Europa, é possível fornecer, de forma rápida e fiável e a qualquer momento, peças de substituição para camiões, autocarros, veículos comerciais e reboques, bem como uma vasta gama de consumíveis de oficina. No armazém central da Europart em Werl (Alemanha), estão permanentemente mais de 60.000 peças com disponibilidade imediata e são processadas por dia mais de 2.000 encomendas.
Para além da qualidade dos produtos, é muito valorizado o serviço especializado, aconselhando os clientes de forma competente e minimizando os períodos de imobilização. Os técnicos qualificados da Europart podem ser contactos por telefone, onde, para além do aconselhamento, podem acompanhar o cliente em caso de dúvidas e problemas com apoio técnico e um diagnóstico de erros fiável. É também possível realizar a manutenção à distância sem qualquer custo.
Já com o sistema online para oficinas Europart (EWOS), os clientes podem encontrar os produtos que necessita e encomendá-los a qualquer momento, 24 horas por dia. O EWOS indica directamente as condições individuais, bem como a disponibilidade de peças. Este sistema permite ainda ao cliente fazer a própria gestão de frota através do histórico de encomenda de peças.
A Europart dispõe actualmente de uma rede internacional e, juntamente com os próprios pontos de venda e os dos seus parceiros de cooperação, está representada em 27 países em mais de 300 localizações. Na Europa são cerca de 1.800 pessoas dedicadas aos clientes Europart.
Criação de marca própria
Fundada em 1948, na então Alemanha Ocidental, a Westdeutsche Federnzentrale Wachenfeld & Co começou por ser uma empresa especializada no comércio de molas para veículos automóveis no mercado de peças de substituição. Em 1995, é criada a marca própria, Europart, nome que foi adoptado para a designação do Grupo. Os primeiros produtos a serem comercializados com este nome foram filtros, cintas de carga. Mais tarde surgem as baterias, lâmpadas e foles pneumáticos. Heitor Santos, director geral da Europart Portugal, revela, com orgulho, que "somos a empresa do Grupo onde a marca própria tem mais peso na facturação. Em 2017, 27% das nossas vendas foi Europart. Oferecemos aos nossos clientes melhores condições do que a peça original, que também temos disponível. Não é só uma questão de custos. Começa-se a acreditar mais na marca e os clientes sabem que o produto que está no nosso mercado é igual ao que está no mercado alemão".
Europart em Portugal
Localizada inicialmente no Cartaxo, desde 2008 que o armazém central da Europart Portugal está situado no Carregado, ano em que também se criou uma filial no Porto. Até 2010 criaram-se mais dois espaços físicos, em Leiria e Venda do Pinheiro. Em 2017 houve uma nova expansão, desta vez em Évora, que permite cobrir o Alentejo e Algarve. O director geral da Europart Portugal explica esta decisão: "não havia nenhuma opção para os clientes de lá. Efectivamente os clientes naquele mercado estão mais fragmentados, mas são locais que também têm os seus transportes e têm, por isso, necessidades. Houve algum risco envolvido nesta decisão mas, dez meses depois da abertura, estou muito satisfeito. Entre as últimas vinte filiais abertas no Grupo Europart, a de Beja é a que está a correr melhor".
Para além da criação de novos espaços físicos, houve uma estratégia crucial para a Europart Portugal. Em 2013 abriu-se uma divisão de autocarros, que está presente em todas as filiais, havendo stock específico em todas elas. "Começámos com uma pessoa e, actualmente, temos uma pessoa a nível nacional, uma no Porto e outra no Carregado. É uma área que, num total de 11 milhões, já factura 1,5 milhões. Começámos com 300 mil euros. Viemos preencher uma lacuna grande, uma área que estava muito monopolizada por um ou dois fornecedores específicos", explica Heitor Santos.
Feita uma análise do passado, é tempo de pensar no que está para vir. O director geral da Europart Portugal garante que "este ano e o próximo serão de crescimento orgânico nas duas filiais mais pequenas em termos humanos, Venda do Pinheiro e Évora. Em 2020 concluir, isto na minha perspectiva, talvez com a abertura de uma nova filial em Portugal continental, não sendo de excluir a criação de um ponto de venda Europart nos Açores".
Em 2008 a equipa da Europart Portugal era composta por 16 funcionários e, ao longo destes dez anos, tem crescido, contando actualmente com 41 elementos.
Reinert Racing
A Europart está também envolvida no desporto automóvel, nomeadamente no Campeonato Europeu FIA Truck Race. O Grupo alemão é o patrocinador principal da equipa Reinert Racing, equipando o camião durante toda a época com travões e outras peças da própria marca, Europart Premium Parts. Esta participação nas corridas de camião dá uma maior visibilidade à marca e, ao terem os seus produtos utilizados em condições extremas, dão prova da qualidade das soluções que são disponibilizadas aos clientes.