Certificação energética da frota?!

Quando passeia pela loja de electrodomésticos, com certeza já reparou naquelas etiquetas que existem na porta dos frigoríficos ou na frente das máquinas de lavar que indicam qual o nível de consumo de energia que cada máquina tem.

Certificação energética da frota

Provavelmente reparou também nas etiquetas presentes na ficha técnica dos carros enquanto estão em exposição nos stands e que indicam o nível de emissões de CO2 por quilómetro, calculado com base na média de consumo obtido nos testes NEDC¹, actualmente designados WLTP².

Ou quando trocou os pneus do seu carro, reparou que eles agora também possuem uma etiqueta para a classe energética que reflecte a quantidade de atrito com consequências na aderência, no ruído de rolamento e nos consumos do carro? Até a sua casa ou escritório já possuem uma etiqueta que define a categoria energética do edifício. Pois, agora as frotas automóveis também vão poder ter a sua etiqueta energética.

Quantos TEP³ produz anualmente a sua frota e o que é que a sua empresa fez e pretende fazer este ano ou nos próximos três anos para reduzir as emissões e os consumos energéticos da frota? O Sistema de Etiquetagem Energética de Frotas (SEEF) pretende definir o nível de eficiência energética de uma frota e identificar as acções específicas que podem contribuir para a redução dos consumos energéticos da frota.

A ADENE, Agência para a Energia, associação de direito privado, sem fins lucrativos e de Utilidade Pública tem como missão o desenvolvimento de actividades de interesse público na área da energia, do uso eficiente da água e da eficiência energética na mobilidade. É a ADENE a entidade que gere o SEEF e valida a certificação energética das frotas emitindo a etiqueta energética adequada que pode variar entre a classe G, quando a eficiência energética da frota é inferior a 20%, e a classe A, quando possui uma eficiência acima dos 85%⁴.

A conformidade processual é analisada através das respostas a um inquérito realizado ao responsável pela frota que procura recolher informações sobre as questões relacionadas com os procedimentos de gestão de frota, nomeadamente procedimentos e calendarização da manutenção preventiva e obrigatória, os planos de formação em eco-condução, a inclusão de critérios de eficiência energética na política de selecção e aquisição da frota ou o comprometimento com acções de carácter ambiental, de qualidade ou social, na frota ou empresariais, que possam ter impacto na eficiência da sua frota.

As auditorias energéticas⁵ devem incidir sobre o estado dos veículos e as suas condições de utilização, devendo ser recolhidos os elementos necessários à elaboração do plano de racionalização, bem como à subsequente verificação do seu cumprimento. Estas auditorias terão também o objectivo adicional de recomendar medidas de melhoria para atribuição da classe energética C (considerada a «classe energética objectivo» a curto-médio prazo) e da classe energética A (classificação máxima). As medidas de melhoria propostas dependem da frota analisada, sendo apenas um conjunto de medidas sugeridas, uma vez que existem outras combinações de medidas que poderão conduzir à melhoria da classe energética atribuída.

O plano de racionalização corporativo deve manter o registo actualizado, pelo qual se possam verificar, mensalmente, os consumos específicos e a sua evolução, comparada com idênticos meses dos anos anteriores, bem como da sua execução e justificação dos desvios, através da elaboração de relatórios trimestrais e anuais de controlo da execução do plano devendo apresentar os resultados obtidos e eventuais desvios observados, mantendo-os disponíveis para apresentação à Direcção-Geral de Energia.

Caberá à ADENE proceder à formação e ao reconhecimento de auditores de certificação energética de frotas, particulares ou empresas, de acordo com a legislação vigente. Neste contexto, a Academia ADENE em parceria com a ABC - Academia Brisa de Condução e com a CR&M Formação Activa de Condução, irão desenvolver a partir do 4º trimestre deste ano, acções de formação para gestores de frota e condutores profissionais e não profissionais e, posteriormente, para formação de auditores de certificação energética de frotas.

 

Vantagens da implementação deste processo nas frotas corporativas, segundo a ADENE:

  • Poupança de combustível e redução de custos e de emissões poluentes
  • Imagem Verde
  • Gestão mais racional dos recursos e da energia
  • Promoção da utilização de veículos ecológicos
  • Promoção de comportamentos mais eficientes pelos utilizadores da frota
  • Diferenciação positiva da frota
  • Maior conhecimento do desempenho dos veículos
  • Valorização da frota, em resultado da melhor utilização e preservação das viaturas

 

Artigo originalmente publicado na edição n.º 105 da Revista Eurotransporte

 

1 New European Driving Cycle

2 World Wide Harmonized Light-Duty Vehicles Test Procedure

3 Toneladas Equivalentes de Petróleo. Por exemplo, 1000 litros de gasóleo consumidos equivalem a 0,835 toneladas de petróleo

4 Este procedimento é totalmente voluntário, não estando abrangido por qualquer obrigatoriedade legal.

5 De acordo com a Portaria 228/90 de 27 de Março


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