Modalidade urbana - paragens, cargas e descargas
Um dos maiores problemas actuais da mobilidade urbana resulta da falta de espaço para estacionamento. E quando falamos em estacionamento de veículos em espaço urbano, actualmente devemos incluir motos, bicicletas e trotinetas. Mas não é destas que iremos hoje aqui falar.
Pretendo abordar a paragem ou estacionamento temporário motivado pela actividade profissional, comercial, da distribuição e da assistência técnica. Refiro-me em particular à paragem dos veículos profissionais usados nestas funções, em particular, veículos comerciais ligeiros, furgões, de caixa aberta ou fechada e de pesados de mercadorias.
A actividade profissional destes condutores exige, em muitos casos, a paragem e estacionamento temporário em locais inadequados e proibidos, em 2ª fila ou até em cima dos passeios. E se nalguns locais existem lugares de estacionamento reservados para cargas e descargas, nem sempre estão no sítio adequado às necessidades da tarefa a executar e outras vezes estão ocupados indevidamente. Por vezes, alguns são acompanhados de «ajudante» que auxilia nas manobras e nas diversas operações de carga e descarga.
No contacto que faço com as inúmeras empresas com que trabalho, noto que, na maioria, o estacionamento ou a paragem à porta dos clientes é um problema que fica para resolver pelos motoristas. Apesar de nalgumas empresas existirem normas ou regulamentos relativos a cargas e descargas, é ao motorista que cabe a selecção do local de paragem e é sobre ele que recai o ónus do incumprimento das regras legais estabelecidas, no caso destas não serem cumpridas e haver lugar a autuação por agente policial.
Reconheço que este é um dos principais problemas relacionados com a condução de viaturas de distribuição, aliado às dificuldades do trânsito e aos atrasos que acarreta, ou às limitações de espaço de circulação, em especial em zonas urbanas antigas, estreitas e sinuosas.
Então como deve seleccionar um lugar de paragem para efectuar uma entrega?
Ao seleccionar o local de paragem, deve começar por considerar os aspectos legais, conhecendo a sinalização e as regras: onde é permitido e onde é proibido. Deve considerar também, para além dos aspectos legais, os aspectos cívicos como a segurança dos peões e dos outros condutores, bem como com a forma eventualmente incómoda como pára ou estaciona o veículo enquanto procede às funções profissionais que ali o levaram.
Ponha-se no lugar dos outros e pense em quem pode ser prejudicado com a sua paragem ou com o seu estacionamento inadequado. Pense como o peão com dificuldade de locomoção, com bengala ou muletas, ou apenas que segue com um carrinho de bebé, pense no peão que tem de sair do passeio e ir para a estrada porque o seu carro tapou todo o passeio ou a berma, pense nas crianças que ficam encobertas pelo carro que ficou parado antes de uma passadeira, pense naquele condutor que está com pressa e que vê o veículo bloqueado pelo seu carro que deixou parado em 2ª fila.
Por isso, quando procurar um local para parar o veículo da empresa para efectuar uma carga, descarga, visita comercial ou assistência:
- se existirem lugares ou locais próprios para cargas e descargas, utilize-os;
- se sabe que no local onde vai efectuar o seu serviço necessita de um espaço para parar o veículo, peça ao cliente para lhe reservar um lugar;
- seja paciente e procure um lugar «legal». Por vezes alguns metros atrás ou à frente do local onde tem de ir, existe um espaço onde pode parar o veículo, que mesmo não sendo adequado, possa não incomodar ou ser perigoso para os outros;
- sinalize o veículo, a carga ou as zonas de trabalho de forma a evitar perigo para os outros, para além das luzes, use cones ou outros sinalizadores visualmente fortes.
E apesar de sentir que está a trabalhar e que os outros «só estão a atrapalhar», procure interferir o mínimo possível com os peões e condutores pois muitos estarão também a trabalhar.
No entanto, se tiver de deixar o seu veículo por minutos num local que possa incomodar ou impedir a passagem, não o abandone, deixe alguém no carro ou mantenha-se perto o suficiente para que o possam chamar ou informe as pessoas no local daquilo que pretende fazer. Deixar apenas os 4 piscas ligados não vale de nada, só informa que o veículo não está definitivamente estacionado.
E deve evitar a todo o custo parar o veículo:
- Sobre passadeiras e antes delas, em especial se ficarem encobertas pelo seu veículo;
- Em locais que encubram intersecções, saídas ou sinalização;
- Sobre o passeio, sem deixar pelo menos 1 metro de largura livre para a passagem dos peões;
- Impedindo a saída de veículos estacionados ou de garagens;
- Encobrindo portas e janelas de casas de habitação, em locais sem berma ou passeios;
- Impedindo a livre circulação de outros veículos ou de pessoas
*Texto originalmente publicado na Edição n.º 109 da Revista Eurotransporte