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Combate aos tempos de espera

07 novembro 2019

«Tempo é dinheiro» é uma frase que está na cabeça de todos aqueles que trabalham no sector dos transportes e da logística e, com o intuito de rentabilizar mais o trabalho, a TIMOCOM e a Cargoclix uniram-se para acabar com os tempos de espera nos cais de carga e descarga.

O projecto de cooperação entre as duas empresas de TI, apresentado na feira alemã Transport Logistics, visa combinar o sistema de gestão de faixas horárias SLOT da Cargoclix com os dados de GPS da TIMOCOM com o objectivo de solucionar os engarrafamentos nas cargas e descargas de mercadorias e estabelecer um novo padrão no sector.

O prestador de serviço autoriza, assim, a consulta dos seus dados de GPS, que são comparados regularmente com os dados de posicionamento do camião. A hora de chegada real calculada, com base nessa comparação, é enviada ao operador do cais. O cálculo exacto da hora prevista de chegada (Estimated Time of Arrival, ETA) permite ao operador programar melhor as suas operações e encurtar os tempos de espera dos motoristas.

“Com o crescimento do transporte rodoviário de mercadorias, muitos temem que o problema dos cais de cargas e descargas se agrave. Porém, hoje em dia, os tempos de espera nos cais já não têm razão de ser. Com a incorporação de dados dinâmicos, os processos para os operadores dos cais e para os transportadores tornam-se muito mais eficientes e flexíveis. «Tempo de espera zero» é, acima de tudo, uma questão de tecnologia”, afirma Victor Meier, sócio consultor da Cargoclix.

“A repartição segura de dados com vista a uma maior transparência na cadeia de aprovisionamento tem tendência a aumentar. Acabam os telefonemas e os e-mails, as empresas conseguem planear melhor e os motoristas de camiões estão sujeitos a esperas menores”, explica Andrea Di Domizio, Solutions Manager da TIMOCOM.

Timocom

Os maiores desafios da digitalização do sector dos transportes

Existe ainda uma grande discrepância no estado de digitalização entre as grandes e as pequenas e médias empresas de transporte e logística, muito em parte porque estas últimas não têm capacidade para suportar o investimento que implica a aquisição de software complexo. A TIMOCOM considera que o provimento de necessidades digitais básicas e uma infra-estrutura tecnológica estável são condições essenciais para a participação no modelo de Supply Chain Management digital.

Além da utilização inteligente de dados de GPS, que permite uma melhor gestão dos cais de cargas e descargas, como já referimos, há outras formas de continuar a digitalizar passos específicos, de forma a optimizar o processo de transporte. Uma delas é através da eCMR (guia de transporte electrónica) que, idealmente, é emitida e transmitida por via electrónica, de forma automática, logo no armazém, permitindo a sua consulta pelo transportador através de smartphone ou tablet. Assim, há uma redução da carga burocrática até porque se os documentos comprovativos relacionados com a mercadoria forem gerados electronicamente, podem depois ser processados de uma forma mais simples e digital.

TIMOCOM (2)

O objectivo é que, no futuro, o comprovativo de entrega seja implementado no âmbito da eCMR. Actualmente, estes documentos têm de ser emitidos em conjunto pelo transportador na expedição e, depois, enviados por correio ao adjudicante. Para as empresas de transporte, isto implica custos de envio e trabalho adicional, além de que o processamento dos pagamentos também se torna mais moroso.

Se os documentos de trabalho existirem em formato digital e, consequentemente, circularem de forma mais rápida, também é natural que os pagamentos sejam efectuados em prazos mais curtos. Deste modo, é mais simples planificar as receitas e a empresa ganha margem de manobra financeira. Além disso, no âmbito da eCMR também são recolhidos dados de movimento, o que permite um acompanhamento mais rigoroso dos itinerários de entregas e os dados podem ser enviados em tempo real para o destino da entrega.

A melhoria de comunicação entre os intervenientes é, então, fundamental para que haja um aumento na eficiência no transporte. “É o princípio do Smart Logistics System da TIMOCOM. Proporcionamos esta comunicação entre os intervenientes e os sistemas, sem assumirmos uma função executiva no processo”, afirma Philipp Schmidt, Portfolio Manager na TIMOCOM.


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