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Hidrogénio verde na descarbonização dos transportes

21 dezembro 2021

A adopção de Hidrogénio verde é, reconhecidamente, uma solução para aumentar a incorporação de fontes renováveis no consumo final de energia, contribuindo de forma decisiva para que sejam atingidos os objectivos de descarbonização definidos na União Europeia.

O hidrogénio verde, obtido por electrólise da água, com recurso a energia eléctrica proveniente de fontes renováveis, permite fazer a eletrificação indireta de consumos de energia, sem emissões de carbono. O hidrogénio verde é especialmente importante na descarbonização dos sectores em que a electrificação directa é uma alternativa inviável, por motivos técnicos e económicos, como é o caso da mobilidade.

Os veículos movidos a hidrogénio são accionados por motores eléctricos, sendo a energia eléctrica necessária obtida por células de combustível (fuel cells) que consomem hidrogénio. Os veículos equipados com células de combustível (FCEV) são uma alternativa aos veículos eléctricos equipados com baterias. Em termos de mobilidade rodoviária, considera­-se haver vantagem na utilização de veículos FCEV na mobilidade pesada, quer de mercadorias (especialmente no longo curso), quer de passageiros (nomeadamente nas carreiras regionais).

Entre as vantagens da utilização de veículos movidos a hidrogénio, nomeadamente autocarros, contam­-se:

a) Sustentabilidade: descarbonização total da operação, com hidrogénio produzido a partir de energias renováveis, sem emissões tóxicas, sendo apenas libertada água pura;

b) Resiliência e desempenho operacional: até 400 km sem reabastecimento, desempenho comparável ou melhor que o dos autocarros a diesel, nomeadamente em termos de aceleração ou graduabilidade; redução dos níveis de ruído e suavidade de deslocação; abastecimento rápido (7 minutos por veículo).

A Estratégia Nacional para o hidrogénio estabelece objectivos ambiciosos de incorporação de hidrogénio na mobilidade rodoviária (0.1 ­ 0.5% até 2025; e 1 ­ 5%, até 2030). Segundo a Fuel Cells and Hydrogen Joint Undertaking (FCH JU1 ), até 2030 poderão existir em Portugal até 200 postos de abastecimento de hidrogénio. Em termos de veículos FCEV estima­se que possam estar em circulação até 350 autocarros, 800 camiões de longo curso, 109 mil veículos ligeiros e, na área ferroviária, eventualmente ainda um comboio.

Dada a importância do cluster automóvel, nomeadamente a fabricação de componentes e a montagem de automóveis e autocarros, bem assim como outros equipamentos complementares, como estações de abastecimento de combustíveis, a promoção da indústria automóvel nacional com tecnologia e produtos que permitam a adoção da mobilidade a hidrogénio é uma das medidas mais relevantes previstas na estratégia nacional.

1
FCH JU é uma parceria público­ privada europeia que apoia atividades de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e demonstração (RTD) em tecnologias de células de combustível e energia de hidrogénio.

Autores: Manuel Costeira da Rocha, Commercial Director H2 da Smartenergy e Isabel Maia e Silva, Market Research Manager da Smartenergy


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