DAF XG+: Qualidade a bordo
A Eurotransporte viajou de Lisboa até ao Porto ao volante do camião com a maior cabine na Europa, na atualidade, e ficou surprendida com os níveis de conforto e de espaço do habitáculo deste novo topo de gama da DAF.
Depois de já termos tido um primeiro contacto com o camião na apresentação internacional da nova gama, em Málaga (Espanha), foi possível conduzirmos o modelo XG+ da nova geração num percurso mais alargado, para conhecer em pormenor todos os detalhes desta que é a versão mais completa da marca holandesa.
Esta é a primeira gama apresentada na Europa já de acordo com o novo regulamento que fixa os pesos e as dimensões máximas autorizadas para os veículos em circulação e aproveita em pleno todas as possibilidades deixadas em aberto por esta legislação. Os responsáveis da marca romperam totalmente com a geração anterior, partindo com uma folha em branco para o desenho destes modelos. Além de reformular o XF, modelo que tem sido a base do sucesso da marca ao longo dos últimos anos, a DAF criou o segmento XG, e ainda o XG+, dois modelos ainda maiores, que materializam, a seu ver, o formato ideal para a cabine destinada a transporte de longo curso.
Foi precisamente o XG+, que tem a maior cabine existente atualmente no mercado europeu, que tivemos oportunidade de conduzir, ao longo de quase 300 quilómetros. Partimos da ACRV, em Castanheira do Ribatejo, em direção à GSVI, na Maia, apenas com o trator, sem semi-reboque. Desde logo, o grande objetivo não era focarmo-nos nos consumos de combustível - numa gama que anuncia ser até mais 10% eficiente do que a anterior - mas sim no conforto e qualidade de vida a bordo. É preciso sublinhar que a atualização da gama englobou não só o exterior, como também o interior e a cadeia cinemática.
Saiba tudo sobre este teste, lendo o artigo completo na revista EUROTRANSPORTE, que já está nas bancas.
Se preferir, pode adquirir AQUI o seu exemplar.