Medway mais competitiva
A Medway - Transporte e Logística, o maior operador ferroviário de mercadorias da Península Ibérica, está a comemorar o 5.º aniversário (2016-2021), com serviços logísticos multimodais integrados, de excelência, competitivos e sustentáveis, inspirados nos sólidos princípios e valores corporativos.
A Medway, empresa ibérica de transportes e logística, que tem como principal missão, mudar o paradigma das cadeias de abastecimento, através do potencial da multimodalidade e de soluções logísticas integradas, alicerçadas na ferrovia, aumentando a competitividade e contribuindo activamente para a sustentabilidade da sociedade, está a comemorar o seu quinto aniversário em laboração.
Para tal, a empresa não terá, este ano, comemorações com «pompa e circunstância», muito por culpa da actual situação pandémica mundial, mas tem vindo a concretizar transportes ferroviários de vulto “dos quais se orgulha”, segundo o seu administrador, Carlos Vasconcelos, que salientou à EUROTRANSPORTE o contributo que “a empresa tem prestado ao progresso da economia nacional, que vai além do transporte de mercadorias”.
Ainda de acordo com este responsável, em Janeiro “foi concluído com sucesso o transporte a reboque de uma locomotiva da série 1300, propriedade do Grupo DST, no comboio Medibéria, entre Madrid e a estação de Vila Nova de Gaia”, uma locomotiva que “irá efectuar trabalhos em via interdita nas obras ferroviárias em curso”. Este transporte especial e único, ilustra bem a capacidade de adaptação da Medway, em prol do progresso da economia nacional.
Contentor oriundo da China
Entretanto, outro dos transportes a realçar foi o primeiro contentor proveniente da China rumo a Portugal, por comboio, que a Medway concretizou, numa extensa viagem por nove países de dois continentes, que percorreu quatro bitolas ferroviárias diferentes.
Para Carlos Vasconcelos, administrador da Medway, este transporte vem “confirmar o orgulhoso que sentimos em ter realizado este feito inédito com os nossos parceiros e clientes internacionais”.
Numa altura em que se assinala o Ano Europeu do Transporte Ferroviário, para o nosso interlocutor, a concretização “deste serviço é uma clara demonstração da competitividade do transporte ferroviário e também um contributo para o cumprimento de metas de redução de CO2. Além disso, este transporte confere ainda mais importância ao alargamento do nosso leque de operações a nível ibérico”, concluiu.
O serviço, para transportar 11,7 toneladas de electrodomésticos da China para Portugal, chegou ao país através do comboio Magalhães, lançado pela Medway em 2020 e que liga Madrid a Portugal (Lisboa,
Setúbal, Sines, Entroncamento e Leixões).
In Eurotransporte n.º 120