Iveco Group assume a propriedade da joint-venture com Nikola
O Iveco Group N.V. e a Nikola Corporation anunciaram uma nova fase da sua parceria, iniciada em 2019 e que, até ao momento, cumpriu todas as etapas essenciais para alavancar as respetivas competências na implementação de camiões pesados com zero emissões (Classe 8) na América do Norte e na Europa.
Apesar da pandemia de COVID-19 e dos desafios inerentes à cadeia de abastecimento, as duas empresas trabalharam em conjunto e a um ritmo constante para alcançar os resultados da fase anterior, lançando Veículos Elétricos a Bateria (BEV) e Veículos Elétricos a Células de Combustível (FCEV) destinados aos transportes regionais e de longo curso.
Ambas as empresas estão, agora, totalmente focadas nos transportes pesados. O Iveco Group vai concentrar-se na Europa para continuar a desenvolver e comercializar os seus próprios camiões elétricos a bateria e elétricos a pilha de combustível, processo que inclui o lançamento do seu modelo de financiamento de negócios GATE, enquanto a Nikola concentrará as suas operações na América do Norte, com uma abordagem integrada aos seus clientes, oferecendo BEV, FCEV e infraestruturas de hidrogénio através da sua marca HYLA.
O Iveco Group assumirá a propriedade integral da joint-venture em Ulm, na Alemanha. Além disso, o Iveco Group terá direito a uma licença para aceder livremente, e continuar a desenvolver, software de controlo de veículos para os BEV e FCEV desenvolvidos em conjunto. Por sua vez, a Nikola receberá a licença para utilização da tecnologia IVECO S-Way para a América do Norte e o fornecimento de componentes relacionados por parte do Iveco Group, e obterá a propriedade conjunta da propriedade intelectual da Generation 1 eAxles, tecnologia desenvolvida em conjunto com a FPT Industrial, a marca de propulsores do Iveco Group.
O Iveco Group cobrirá os encargos de capital relacionados com esta nova fase de colaboração através da sua liquidez disponível, adquirindo os itens acima mencionados parcialmente em dinheiro (35 milhões de dólares) e parcialmente em ações Nikola (20 milhões de ações). Apesar do impacto negativo gerado em termos de tesouraria, o Iveco Group prevê absorvê-lo com a geração de cash flow, não alterando, portanto, os seus objetivos de cash flow para 2023; reterá também uma quantidade significativa de ações da Nikola. O Iveco Group e a Nikola continuarão a trabalhar para o mesmo objetivo final: liderar a transição energética para o futuro da mobilidade.
As disposições acima mencionadas estão sujeitas a todas as aprovações regulamentares aplicáveis e à preparação de acordos definitivos para implementar, de forma mais completa, os termos do documento de termos vinculativos entre as empresas.