Uma evangelizadora da mobilidade elétrica urbana
JAC Motors Ibérica dá-se a conhecer
Data de setembro de 2022 a primeira matrícula registada em Espanha e até agosto último já comercializou 75 unidades do seu comercial elétrico, um camião com 7,5 toneladas de peso bruto, o que já lhe garante 24% de quota de mercado naquele país. Está em Portugal há menos tempo e ainda não tem vendas efetuadas, mas já regista bastante interesse dos operadores urbanos, enquanto aguarda pela homologação do produto para dar início a testes com potenciais clientes. No IAA Transportation, em Hanover, já mostrou a evolução do N75 e dois novos produtos para o mercado - o N42EV (4,2 toneladas) e a PickUp T9EV.
Oliva é nome de família, há 60 anos ligada ao negócio da comercialização automotiva e Marc Oliva pertence à terceira geração da família que detém o grupo espanhol comercial homónimo, que representa uma dúzia de marcas no mercado. É ele o CEO da JAC Motors Ibérica, importadora para a península dos comerciais 100% elétricos chineses, especializados nas entregas de última milha urbana, construtor que desde 2021 passou a ser controlado pelo grupo Volkswagen. “Tem sido uma viagem difícil, muito divertida e também ambiciosa”, sintetizou Marc Oliva, durante um encontro com meios de comunicação ibéricos, para dar a conhecer um pouco do que tem feito a JAC Ibérica, e do que iria mostrar a casa chinesa no IAA Transportation de Hanover, de 17 a 22 de setembro. E ao veículo em comercialização, o iJAC 7.5 (7,5 toneladas), o emblema chinês, que nunca antes fizera um show fora do seu território, juntou-lhe já uma atualização (N75 EV) e dois novos produtos, um camião mais ligeiro, o N42 EV (4,2t.) e a PickUp T9 EV, sendo que todos são 100% elétricos.
Sustentabilidade, enfatizou Marc Oliva sobre as políticas da construtora e da distribuidora ibérica, com ambas a pretenderem descarbonizar rapidamente. Assume-se mesmo a JAC Motors Ibérica como uma “evangelizadora da mobilidade elétrica urbana”. Ajudamos a operar uma mudança de mentalidades dos clientes. “Ao cliente importa muito o TCO, mas a maioria destes ainda não sabe o quanto lhe sai atualmente o kWh, mas sabem quanto lhes custa o gasóleo. Isto vai mudar, tem que mudar.”
Também na atividade de logística a JAC Ibérica está a colocar no mercado espanhol empilhadores elétricos da JAC Motors, pretendendo dominar o mercado a curto prazo. Em Portugal não irá operar com estes produtos, pois a TuaCar, de Mirandela, já tem aquela representação.
Campeão em Espanha
A JAC Motors Ibérica já conquistou uma mão cheia de frotas de importantes grupos de distribuição em Espanha e é campeão de vendas do segmento leve (até 7,5 toneladas) de distribuição urbana elétrica, com 24% de quota de mercado. O que significa 75 matrículas já registadas até agosto último. À conversa com a EUROTRANSPORTE, Marc Oliva disse que em Portugal ainda não há vendas, pois também o veículo ainda não está homologado. O iJAC75 (de futuro, N75 EV e o N42 EV) incorporam os mais recentes avanços tecnológicos no desenvolvimento de baterias, conforto e segurança (muitos deles obrigatório no espaço comunitário europeu), pois possuem os mais recentes sistemas. “Há muito interesse dos clientes, que aguardam essa luz verde para iniciar testes reais de operação.” A venda será direta e temos uma estratégia completa para o país, pois já acertámos pormenores com instituições financeiras e carroçadores. Continuamos a estudar o mercado - para já, a concorrência no segmento está centrada na FUSO eCanter, a Maxus EH300 (7,5 t.) e a Iveco eDaily (7,2 t.) - e prevemos que a principal preferência para as aplicações, tal como acontece em Espanha, sejam com equipamento de frio e com plataforma.
O iJAC 75 tem autonomia de 230 km e o seu chassis pode acomodar qualquer tipo de carroçaria. A versão evoluída terá bateria de 101 kW e o modelo de 4,2 toneladas será equipado com um pack de 77 kW. A autonomia será a mesma. Já a PickUp aumentará esta para 350 km, mas não está previsto para breve o seu lançamento na Península Ibérica.
In Eurotransporte #142