O novo Mercedes-Benz Intouro pode ser equipado com sistemas de assistência como o Active Brake Assist 5 (ABA), que imobiliza totalmente o veículo para evitar peões, bem como o Sideguard Assist, que evita colisões laterais com peões ou ciclistas que estejam no ângulo morto do motorista.
Este autocarro é o primeiro a trazer o ABA, sistema que já está instalado no novo camião Actros. Já o alerta de colisão lateral é baseado num radar que avisa o motorista de objectos em movimento, como os já referidos peões ou ciclistas, ou até objectos parados ao lado do autocarro. Juntamente com o ESP, o programa electrónico de segurança, que é de série, e outros equipamentos de segurança, combina todas as tecnologias já disponíveis para o transporte pesado de passageiros.
O novo modelo têm uma aerodinâmica optimizada e uma carroçaria renovada, mais leve para alcançar ainda maior eficiência de combustível. Dependendo da operação do veículo, de acordo com o fabricante, o consumo pode descer até 3% na versão standard, ou até mais com equipamentos opcionais.