Trata-se da maior encomenda de sempre para autocarros eléctricos e foi feita à fabricante chinesa BYD. Os autocarros pertencem agora à operadora de transportes públicos alemã Keolis.
Os veículos entraram ao serviço durante a última semana com percursos em Zwolle, Apeldoorn, Ede, Dedemsvaart, Vaassen, Harderwijk e Deventer, na região de IJssel-Vecht. Os restantes veículo deverão ser entregues e começar a operar durante a primaver de 2021.
Estes autocarros totalmente eléctricos terão um contrinuto importantíssimo para o decréscimo das emissões de gases de efeitos de estufa, estimando-se que haja uma redução anual na ordem das 15,755 toneladas de CO2.
Apesar das restrições da pandemia do novo coronavírus, a frota da BYD foi entregue a tempo e sem qualquer atraso.
A frota que agora pertence à Keolis compreende autocarros de 12 e 13 metros, com este último a contar com a tecnologia actualizada de baterias para uma autonomia alargada, com capacidade para operar intercidades. A maior parte da encomenda, 206 veículos, é composta pelo modelo mais vendido da BYD, o de 12 metros. Todos os veículos podem ser carregados por pantógrafo.
A segurança e o conforto do condutor também são incrementados com as câmaras «bird-eye-view», que possibilitam uma visibilidade de 360º do autocarro, bem como um assento para o condutor com um cartão de memória que regista a posição de condução de múltiplos condutores, permitindo um ajuste rápido e automático.