Autocarros
22 junho 2022

MAN impulsiona a mobilidade sustentável

A e-mobilidade está a eletrificar cada vez mais pessoas e empresas em todo o mundo. A nível internacional, está rapidamente a ganhar força. Os especialistas esperam que a procura de autocarros elétricos continue a aumentar nos próximos anos. Até 2040, as vendas de autocarros com emissões zero deverão aumentar para mais de 80 por cento no mercado mundial. "Para satisfazer esta procura e dar um contributo importante em termos de mobilidade sustentável, estamos agora a oferecer a solução de autocarros eléctricos MAN para mercados internacionais fora da Europa com o nosso chassis eBus", diz Rudi Kuchta, Chefe da Unidade de Negócios Autocarros da MAN Truck & Bus, acrescentando: "Com o chassis, estamos a dar aos fabricantes de carroçarias de todo o mundo a base perfeita para os seus modelos totalmente eléctricos".

Para o desenvolvimento e lançamento no mercado do chassis eBus, a MAN conta com o conhecimento e experiência já acumulados com o Lion's City E. "Além disso, contamos com as nossas parcerias de longa data e estamos a trabalhar intensamente com a nossa rede internacional de construtores de carroçarias para que possamos também servir os mercados da Ásia, África, América do Sul, Austrália e Nova Zelândia da melhor forma possível", diz Kuchta. Os primeiros protótipos do chassis MAN eBus serão entregues já em 2023. A produção em série está programada para começar em 2024. O chassis eBus será produzido na fábrica polaca da MAN em Starachowice, onde também é fabricado o Lion's City E. "Nos últimos anos, os nossos funcionários de desenvolvimento e produção adquiriram uma experiência valiosa em torno do nosso eBus e da sua produção em série. Estamos naturalmente a incorporar isto na produção do nosso novo chassis eBus, do qual os nossos clientes irão beneficiar significativamente".

Chassis eBus: Soluções flexíveis e tecnologias comprovadas

Como primeiro passo, a MAN irá oferecer o chassis do eBus como uma versão de dois eixos para utilização como autocarro de piso baixo, de baixa entrada e interurbano (piso alto). "Para garantir que o chassis do eBus possa ser utilizado em todo o lado, estará disponível com volante à esquerda e também à direita", diz Barbaros Oktay, Chefe de Engenharia de Autocarros da MAN Truck & Bus, acrescentando: "Isto é particularmente interessante para países onde prevalece o tráfego com volante à esquerda e os autocarros MAN já dominam o panorama rodoviário. Estes incluem Singapura, África do Sul, Austrália e Nova Zelândia, entre outros".

No que diz respeito aos componentes para o chassis eBus, a MAN conta com a tecnologia do Lion's City E - sobretudo o motor central eléctrico no eixo traseiro e a tecnologia de bateria fiável do Grupo Volkswagen. "Graças a esta tecnologia, que já deu provas no terreno, e aos nossos muitos anos de experiência em tecnologia de chassis, podemos oferecer aos nossos clientes uma solução inovadora e eficiente de mobilidade eléctrica para transportes urbanos e interurbanos", diz Oktay. Outro aspecto convincente é que a MAN vai um passo mais longe com a tecnologia de baterias, a fim de satisfazer as exigências por vezes consideravelmente diferentes das empresas de autocarros internacionais em termos de alcance diário, quilometragem total, e custos. Para além da tecnologia NMC (bateria de lítio-níquel-manganês-cobalto) familiar do Lion's City E, haverá portanto tecnologia LFP (bateria de lítio-ferroxifosfato). "O nosso objectivo é tornar o mais fácil possível para todos os nossos clientes começar com a mobilidade eléctrica. E podemos fazê-lo com um produto que seja seguro, fiável, de longo alcance e extremamente flexível", resume Oktay.

Estratégia NewMAN: chassis eBus como um passo importante para o futuro

A introdução do chassis do eBus é outro passo importante e consistente para a MAN Truck & Bus no que diz respeito à estratégia NewMAN - e, portanto, em direcção ao futuro. O objectivo é desempenhar um papel fundamental na modelação da mobilidade de amanhã. "Ao fazê-lo, estamos claramente a concentrar-nos na condução livre de CO2, um elemento central da nossa estratégia", diz Rudi Kuchta, acrescentando: "O nosso caminho leva de baixas emissões a nenhuma emissão. Para o conseguir, dependemos inteiramente da mobilidade eléctrica no segmento dos autocarros urbanos com o Lion's City E.". E com sucesso: o autocarro urbano totalmente eléctrico está agora a ser utilizado em muitas grandes cidades europeias. Seja em Barcelona, Hamburgo, Copenhaga, Malmö, ou Zurique - o Lion's City E prova dia após dia como domina o tráfego urbano e como pode ser facilmente integrado nas operações existentes.

No total, a MAN Truck & Bus assinou contratos com clientes para a entrega de mais de 1.000 autocarros eléctricos desde que o Lion's City E foi colocado à venda. O novo chassis eBus está agora pronto a dar um contributo significativo para o avanço da mobilidade sustentável também fora da Europa. "Na MAN, estamos comprometidos com os objectivos climáticos de Paris. Para nós, a responsabilidade social pela mobilidade ecológica não termina definitivamente nas fronteiras da Europa", diz Kuchta.

Interessa-se por Autocarros?
Deixe-nos o seu e-mail e não perca as mais recentes notícias,
diretamente no seu e-mail.
Obrigado por subscreveres a nossa Newsletter!
Erro ao submeter o pedido, tente mais tarde!