A IVECO BUS desvenda a mais recente proposta inerente à sua oferta de soluções de mobilidade sustentável no “FIAA 2022”, em Madrid, Espanha: a primeira proposta Hybrid Low Entry na gama CROSSWAY, modelo que é líder incontestado no seu segmento, no mercado europeu, com uma produção recorde de quase 55.000 unidades. Com as novas variantes híbridas, disponíveis em XTL (combustíveis renováveis) e a Gás Natural, a marca aumenta, ainda mais, a sua oferta de soluções efetivas para os operadores de transportes ao nível da redução da sua pegada de carbono.
Stéphane Espinasse, Responsável de Vendas e Produtos da IVECO BUS, afirmou: “A extensão da nossa gama suburbana com o novo CROSSWAY LE Hybrid permitirá aos operadores de transporte beneficiar de uma redução significativa dos custos energéticos e das emissões de CO2, em comparação com as gerações anteriores. Este é mais um passo na estratégia que a IVECO BUS, como líder em trações alternativas, adotou para impulsionar a transição energética, através de um ‘mix’ de tecnologias que dão aos nossos clientes uma escolha de soluções de acordo com os requisitos das suas missões e das suas operações. Com esta nova introdução, reforçamos, ainda mais, a capacidade da nossa marca em disponibilizar a oferta mais abrangente e sustentável, incluindo propostas suburbanas, consolidando a nossa liderança como um dos principais ‘players’ do segmento na Europa”.
Design simplificado
A propulsão elétrica integra a tecnologia híbrida desenvolvida em estreita colaboração com a empresa de tecnologia global Voith. Está equipada com uma bateria de 48V acoplada a uma caixa de velocidades Voith DIWA NXT e ao comprovado motor Cursor 9. A caixa de velocidades está combinada com um potente motor elétrico de recuperação com 35 kW de potência, o qual funciona como motor de arranque e gerador, para recuperação da energia cinética acumulada durante as fases de desaceleração e travagem, alimentando uma bateria LTO de alta energia (48 V) montada no tejadilho. O motor elétrico apoia o motor Cursor 9 durante as fases de arranque.
A nova solução apresenta também uma função Stop & Start, que oferece múltiplos benefícios para utilizadores e operadores: elimina o ruído e as vibrações, resultando num maior conforto para passageiros, residentes e peões nas paragens de autocarros, além de melhorar, ainda mais, a economia de combustível.
Com estas características, o novo CROSSWAY LE Hybrid proporciona economias de combustível em comparação com a versão não híbrida, vantagem importante numa altura em que os operadores enfrentam fortes aumentos nos custos de energia. Além disso, ao combinar combustíveis renováveis, esta nova solução híbrida permite reduzir as suas emissões de CO2.
O CROSSWAY LE Hybrid beneficia ainda das reconhecidas qualidades do modelo CROSSWAY e oferece equipamento concebido para melhorar o bem-estar de passageiros e condutores. Cumpre, na integra, a norma anticapotamento R66.02 e os testes A & B R29.03 de mitigação de colisões frontais.
PR