O novo bus citadino, 100% elétrico, com oito metros de comprimento, pode ser adquirido na versão standard com baterias de 211 kwh, ou então na versão com baterias de 268 kw. Com zero emissões, ruído reduzido e um design exterior surpreendente, este é o miniautocarro ideal para as cidades. Oferece eficiência, alta manobrabilidade e uma solução de transporte sem barreiras para operadores e municípios, prometendo, acima de tudo, um futuro limpo. Podemos mesmo dizer que o NovoCiti Volt é o minibus citadino do futuro.
A ampla janela de passageiros confere uma vista privilegiada para o exterior, permitindo também a entrada de mais luz no interior do autocarro, o que o torna bastante luminoso. A porta traseira, com 1,20m, e a principal, com 67cm, facilita também a entrada dos passageiros no veículo. O interior é muito espaçoso e luminoso, sendo possível estar um passageiro de pé na traseira do autocarro, sem qualquer tipo de dificuldade.
O NovoCiti Volt dispõe também de uma rampa manual, na versão standard, para pessoas com mobilidade reduzida que suporta até 350 quilos, permitindo assim que passageiros em cadeiras de rodas possam entrar no veículo, com a possibilidade de ter uma rampa automática.
“Não é muito longo e está preparado para qualquer tipo de operação em trajetos de cidades com ruas mais estreitas, por exemplo. É 100% elétrico, com zero por cento de emissões locais, fazendo dele o minibus do futuro”, explicou o engenheiro Francisco Espírito Santo, que deu a conhecer algumas das características que diferenciam o NovoCiti Volt dos restantes minibuses que estão atualmente no mercado.
“Tem um motor elétrico sem transmissão, ou seja, tem um motor mais leve que ocupa menos espaço, modelo Sumo MD TM4, com potência máxima de 270 kw e de binário máximo de 2500 newton metro. Dentro desta gama de veículos elétricos é um autocarro com um binário bastante elevado”, juntou Francisco Espírito Santo.
CAPACIDADE DE PASSAGEIROS
A versão standard do NovoCiti Volt transporta 21 passageiros sentados, mais quatro rebatíveis na zona central, sendo que a versão com baterias de 268 Kwh, leva 19 passageiros sentados, mais quatro rebatíveis. Obviamente, isto tem implicações a nível da lotação de pé com ou sem assentos rebatíveis. No entanto, de um modo geral a versão standard consegue transportar na sua capacidade máxima 52 passageiros. Já o veículo com baterias de 268 Kwh, leva no máximo 46 passageiros. Quanto ao sistema de segurança tem aviso de colisão frontal, de saída da faixa de rodagem, deteta também outras fontes de luz, ajustando a luz dos seus faróis.
AUTONOMIA
O Isuzu Citi Volt tem um sistema de baterias LFV (lítio, ferro, fosfato) com potência de 600V, que são mais limpas comparadas com as de iões de lítio, visto que na sua composição não tem níquel em cobalto. Isto a nível ambiental é um ponto muito positivo e também tem a vantagem de ter um tempo de vida mais longo, devido às suas células terem uma perda de capacidade mais lenta. Quanto à durabilidade, é de oito anos ou três meses ciclos. O tempo de carregamento rápido, na versão standard, é de 2 horas e o lento de 8 horas. Com baterias de 268 kw, o carregamento rápido é de 2 horas e meia e o lento de 11 horas.
O miniautocarro da Isuzu tem ainda a vantagem de estar equipado com sistema de travagem regenerativo, ou seja, o condutor ao acionar o pedal do travão, o motor começa a agir como um gerador o que permite carregar uma percentagem das baterias o que pode subir até 20% adicional na autonomia, que é de 300 km, na versão Standard, e 200 com ar condicionado ligado. Na versão de 268 kw a autonomia é de 350 km e 250 km com ar condicionado.
“É A MELHOR OFERTA DENTRO DESTA GAMA”
Luís Pereira, da Auto Sueco, explicou à Eurotransporte as vantagens desta parceria com a Anadolu Isuzu, que começou a fabricar veículos comerciais na Turquia, em 1984, o que diferencia este novo minibus dos restantes que circulam no mercado e qual o seu público-alvo.
Porquê esta parceria com a Isuzu?
A Auto Sueco está a representar a Isuzu em complemento à marca Volvo Bus. É uma marca que tem na sua génese de produtos os minibuses, autocarros que não entram em conflito com a gama da Volvo e que nos complementam. Apostamos numa marca que nos dá garantias de qualidade e que está um pouco à frente daquilo que está a ser feito no mercado.
Qual o público alvo do NovoCiti Volt?
O público-alvo deste segmento são sempre os operadores que fazem o transporte urbano nas cidades. Estamos a assistir em Portugal a uma mudança do paradigma e daqueles que são os operadores das cidades. Os que são do estado são fixos, todas as outras áreas metropolitanas estão a ser alvo de concursos para a sua operação e, portanto, são esses os operadores que são o nosso público alvo. É um produto citadino para público urbano.
E o que o diferencia dos outros minibuses do mercado?
Este autocarro, dentro dos minibuses, é o que oferece melhores características a nível de performance quer de motor, quer de durabilidade da bateria e a sua capacidade de autonomia, com mais potência e binário, mantendo a lotação. Para um autocarro destas características é a melhor oferta no mercado.
Quais as perspetivas de venda?
É um produto que, apesar de recente, já está no mercado a ser comercializado. As perspetivas de vendas deste modelo são muito interessantes. Já temos um cliente interessado e vamos aproveitar o facto de termos o autocarro em Portugal para fazer um período de teste nesse cliente, situado na zona Norte. Mas temos outros clientes que demonstraram interesse.
E qual o preço?
O preço ronda 400 mil euros.
TEXTO: António Valdemar
FOTOS: Paulo Jorge Magalhães