A cerimónia de inauguração teve lugar na passada sexta-feira (dia 22 de setembro), na presença de Stéphane Espinasse e Solène Grange, respetivamente Presidente e Diretora-Geral da Iveco France, de vários representantes oficiais, autoridades de transportes públicos, clientes e parceiros importantes.
Como um dos principais fabricantes no domínio da mobilidade sustentável, a IVECO BUS aposta, constantemente, na inovação para disponibilizar soluções de transporte limpas e eficientes. Para manter a sua liderança tecnológica, a IVECO BUS optou por equipar o seu centro de Inovação & Desenvolvimento (I&D) de Vénissieux com uma instalação de testes e validação denominada E-BENCH, infraestrutura sem igual na Europa. Extremamente versátil, o E-BENCH permite testar tanto componentes individuais como veículos completos em condições reais de condução, simulando todos os tipos de missões e condições climatéricas.
"Estamos orgulhosos por celebrar a conclusão deste projeto único e inovador, que nos permitirá acelerar, ainda mais, o desenvolvimento e o tempo de comercialização dos nossos veículos equipados com as mais recentes tecnologias, independentemente do tipo de energia. É a garantia para os nossos clientes de que irão contar com soluções de mobilidade limpas, maduras e eficientes que respondem aos seus desafios urgentes de transição energética", declarou Stéphane Espinasse, Presidente e Diretor-Geral da Iveco France e Diretor de Vendas e Produtos da IVECO BUS.
Totalmente operacional desde julho de 2023, o E-BENCH tem amplas capacidades de testes, integrando um dinamómetro de rolos, um banco climático, um banco para componentes individuais, um completo banco HIL (Hardware-in-the-loop) para testar todos os componentes em conjunto, tendo compatibilidade com veículos de propulsão elétrica e a hidrogénio.
O E-BENCH é composto por células interligadas que permitem o ensaio de veículos e, sobretudo, de modelos funcionais denominados SKATE. A célula de teste principal pode simular a dinâmica do veículo através de duas máquinas de carga, simulando condições climáticas extremas e combinando funções climáticas (dos -15°C aos +55°C, sob todas as estações do ano). Estes condicionalismos geram um caudal de ar que pode atingir os 210 000 m3/h.
O novo projeto E-BENCH (instalação e desenvolvimento) representa, para a IVECO BUS, um investimento total de 6,2 milhões de euros. A fase de desenvolvimento do projeto foi co-financiada pelo Governo francês através do Programa de Investimento Futuro, que agora faz parte do programa "France 2030" e é gerido pela ADEME, a Agência Francesa para a Transição Ecológica.