Autocarros
06 outubro 2023

IVECO BUS reafirma ambição de liderar o mercado das emissões zero

A IVECO BUS conduz diz conduzir a estrada da mudança durante a realização da feira internacional Busworld 2023, patente em Bruxelas até 12 de outubro, como líder em transportes públicos sustentáveis na Europa. A marca demonstra a sua experiência em energias alternativas e as suas capacidades de inovação tecnológica para apoiar e acelerar a transição energética.

A sua abordagem multi-gama e multi-energia, baseada nas tecnologias do biometano, das baterias elétricas e da célula de combustível, permite-lhe oferecer soluções de mobilidade integral chave-na-mão para cobrir todas as missões de transporte de passageiros, urbano, interurbano, de média e longa distância.

"Estamos na Busworld a afirmar claramente a nossa ambição de liderar o mercado das emissões zero. Estamos a apoiar as nossas palavras com factos tangíveis, começando com a nossa oferta completa de soluções de condução alternativas e a única gama completa de eletromobilidade no mercado que cobre todas as missões e que está associada a um ecossistema completo de eletromobilidade. Estamos a demonstrar a nossa capacidade de fornecer soluções completas e prontas a utilizar para todas as missões com a nossa estratégia multi-energética em todas as gamas, liderando a transição energética", afirmou Domenico Nucera, Presidente da Unidade de Negócios de Autocarros do Iveco Group.

Com um stand isento de carbono que ocupa uma área de 1.500 m2 (Nº 402B - Hall 4), a IVECO BUS apresenta seis veículos de última geração, desenvolvidos para apoiar os operadores de transportes no seu processo de implementação da mobilidade elétrica: Novo E-WAY H2 12 m - estreia mundial do novo autocarro elétrico a célula de combustível desenvolvido em parceria com a Hyundai Motor Company; Nova geração E-WAY 12 m - autocarro urbano elétrico a bateria com desempenhos melhorados para responder às necessidades das missões mais exigentes; STREETWAY ELEC - autocarro urbano elétrico de 12 metros de comprimento completa a gama para responder às normas específicas dos mercados europeus e não europeus; CROSSWAY LE ELEC 13 m - veículo de entrada rebaixada 100% elétrico para apoiar os projetos de mobilidade sustentável em zonas suburbanas; e-Daily Minibus - uma solução complementar de mobilidade 100% elétrica que contribui para a descarbonização dos transportes; e-Daily chassis - uma base de eletromobilidade premium para os construtores de carroçarias.

Na área exterior encontram-se seis modelos de tração alternativa IVECO BUS, de 100% elétricos, a gás natural e a biometano, até aos híbridos, e em conformidade com as exigências da transição energética, disponíveis para apresentações estáticas e test-drives: URBANWAY HYBRID CNG 18 m - autocarro articulado compatível com o biometano combina a tecnologia híbrida com as vantagens do gás natural; CROSSWAY Low Entry CNG Hybrid - uma solução de mobilidade com baixas emissões, disponível em Classe I para utilizações urbanas, e em Classe II para missões suburbanas; CROSSWAY LD - veículo polivalente para missões que vão do transporte escolar e interurbano às excursões; EVADYS - autocarro concebido para assegurar ligações regionais ou nacionais, serviços de shuttle ou missões turísticas de média distância; E-WAY 12 m e 9,5 m - para uma experiência de viagem a bordo de autocarros 100% elétricos a bateria.

Nova identidade

Em estreia mundial, a IVECO BUS desvenda a sua nova identidade, que simboliza a capacidade de inovação e renovação desta marca pioneira. O novo logótipo mantém a forte personalidade da marca original, nascida em 1975, agora reinterpretada num design mais aberto e dinâmico com o novo flash de cor "energy blue" na letra "E". A energia da nova identidade reflete-se, também, no redesenho da secção dianteira dos veículos, passando a integrar faróis 100% LED, uma proteção da bateria no tejadilho para as versões elétricas e a assinatura da marca com o novo logótipo IVECO. O novo estilo e a nova identidade estão presentes em todos os autocarros pesados expostos no stand da IVECO BUS no Busworld 2023.

O novo design da secção dianteira também apresenta a integração inteligente dos novos dispositivos ADAS (Advanced Driver Assistance Systems), que cumprem com a regulamentação GSR (General Safety Regulation), antes da sua entrada em vigor em julho de 2024.

Os alertas visuais e sonoros relacionados com as novas funcionalidades ADAS estão integrados no painel de bordo, que apresenta uma nova interface que facilita a navegação no menu. Os novos dispositivos ADAS nos veículos IVECO BUS incluem: MOIS - Moving Off Info System - na parte da frente de cada veículo, um radar de curto alcance, combinado com uma câmara, cobre toda a área frontal para identificar os utentes vulneráveis da estrada que se aproximam pala frente e ao longo do veículo; ISA - Intelligent Speed Assist - a câmara frontal lê e reconhece os sinais de acesso a zonas urbanas e de limite de velocidade, cruzando esta informação com a unidade GPS do veículo. Se o limite de velocidade for excedido, os indicadores luminosos e sonoros no painel de instrumentos incitam o condutor a ajustar a velocidade em conformidade. Em complemento, um sensor crepuscular liga automaticamente os faróis dianteiros; BSIS - Blind Spot Info System - no lado direito do veículo, 2 radares de curto alcance permitem a monitorização dos ângulos mortos laterais e alertam se um peão, um ciclista ou uma mini scooter se aproximarem do autocarro pelo lado direito. Este sistema está igualmente disponível, em opção, do lado esquerdo. As informações são enviadas para o painel de bordo com diferentes níveis de alertas visuais e sonoros, bem como para as barras de LED situadas em ambas as laterais do para-brisas; TPMS - Tyre Pressure Monitoring - os sensores nas rodas fornecem medições de pressão em tempo real ao painel de instrumentos, numa página dedicada, e um sinal sonoro é ativado em caso de avaria; REV - Reversing Detection - na traseira, uma câmara colocada no lado direito monitoriza a área atrás do autocarro e alerta para o risco de colisão com um utente vulnerável da estrada. Um ecrã situado na parte superior do painel frontal, ligeiramente descentrado, ou no lado direito do painel de bordo, alerta o condutor. É também um ótimo apoio para as manobras; ESS - Emergency Stop Signal - a travagem de emergência é assinalada pela ativação automática das luzes de emergência. O sistema é acionado por uma desaceleração brusca quando a velocidade for superior a 50 km/h ou se o ABS estiver ativado; DDAW - Driver Drowsiness Attention Warning - o veículo dispõe de funções de deteção e alerta. O sistema avalia a vigilância e o estilo de condução do condutor, analisando as suas ações ao volante e os desvios de trajetória, alertando-o quando necessário; ALC - Alcohol Interlock Preparation - pré-configuração normalizada de fábrica para facilitar a instalação posterior de um bafómetro (de série em França); Cibersegurança - as unidades de controlo elétricas e eletrónicas estão protegidas por um bloqueio mecânico e por uma firewall de tipo software denominada SECURE GATEWAY para proteger os sistemas informáticos a bordo contra incidentes acidentais ou maliciosos.

Os dispositivos específicos ADAS estarão disponíveis em todas as unidades entregues a partir do primeiro trimestre de 2024.

PR

Interessa-se por Autocarros?
Deixe-nos o seu e-mail e não perca as mais recentes notícias,
diretamente no seu e-mail.
Obrigado por subscreveres a nossa Newsletter!
Erro ao submeter o pedido, tente mais tarde!