Semi Reboques
16 julho 2018

Kögel dá o pontapé de saída

Duas empresas dedicadas ao fabrico de semi-reboques e pertencentes a Ulrich Humbaur, a Kögel e a Humbaur partilharam o espaço para a antevisão das novidades a apresentar na IAA - Salão de Veículos Comerciais, agendado para Setembro. Os jornalistas foram convidados a participar na conferência de imprensa desta partida, na Allianz Arena, onde ambas as equipas marcaram golos.

Neste artigo, focamo-nos na Kögel e nas soluções que tem preparadas, nomeadamente a geração Novum, com novos componentes, acessórios e montagens ainda mais personalizadas para as diferentes necessidades de cada mercado. Uma moldura mais fina e, no entanto, mais forte, maior facilidade de manuseamento e estabilidade são os pontos fortes da gama, que tem como ponta-de-lança (que é como quem diz «best-seller») o Kögel Cargo. Neste caso, a versão standard permite mais 80kg de carga do que a geração anterior, com a tara a situar-se nos 5920kg , podendo ser de 5550kg na versão mais leve.

A construção modular permite um elevado nível de personalização e os 13 pares de pontos de amarração VarioFix na moldura externa em aço perfurado (que vêm de série) deixam que as cintas sejam colocadas até mesmo com a lona fechada, dada a posição em que se encontram. O espaçamento lateral é agora standard em toda a gama Novum, para que não seja necessário mais do que um tamanho de réguas de alumínio para qualquer reboque.

Nos acessórios, as novidades são as cintas têxteis certificadas FastFix, mais leves e fáceis de manusear, bem como o sistema de travão do tecto EasyFix, que facilita e torna a abertura mais segura, e ainda a carroçaria Kögel Strong & Go, que combina a nova estrutura Novum com a lona de tecto reforçada e o facto de não necessitar de réguas de alumínio para segurar a carga, cumprindo os requisitos das normas DIN EN 12642 XL e Daimler 9.5. No caso do transporte de bebidas em caixas com um ou dois níveis, apenas é necessária uma linha de réguas.

Como opções, 24 pares de pontos de amarração, cada um com capacidade para segurar 2500kg de tensão e ainda oito entradas para colocar pilares para segurar a carga. No Kögel Cargo, toda a estrutura do semi-reboque é tratada com uma camada de protecção anti-corrosão e pintura UV.

Já no caso do Kögel Cool - PurFerro, o reboque refrigerado foi adaptado às necessidades do transporte de frios e farmacêuticos, e inclui luz interior activada pela abertura de portas e ainda melhor controlo de temperatura.

A versão mais avançada deste reboque conta com inúmeras opções de equipamento, para lhe dar uma maior amplitude de utilizações e tornar o seu uso mais fácil para o condutor. O chão de alumínio foi construído a pensar na redução do ruído durante as cargas e descargas e também na facilidade da limpeza, evitando que a sujidade entre na estrutura do reboque e contribuindo para a sua durabilidade. A caixa é ainda mais isolante, com uma melhor protecção relativamente aos efeitos da temperatura, o que leva a que o consumo de energia e, consequentemente, os custos, sejam menores.

Transporte de bobinas

O Kögel Light Plus Coil, completamente redesenhado é outra das estreias no Salão IAA de 2018. Tal como os seus semelhantes, também este semi-reboque recebeu optimização na moldura externa e na carroçaria. A nova geração ganha até 410kg de carga máxima, podendo ter uma tara de 5420kg com equipamento específico.

Para o transporte de contentores, a Kögel apresenta o Port 45 Triplex, um chassis para contentores de 20, 30, 40 e 45 pés, graças às extensões frontais, centrais e traseiras que possibilita. No que diz respeito aos basculantes, a marca mostrou também um veículo de três eixos com 24m3 de volume de carga que vem permitir transportar mais 430kg do que o antecessor, através de uma combinação inteligente de materiais, entre aço e alumínio.

Sinal positivo

Entre Janeiro e Junho de 2018 a Kögel registou um crescimento de quase 50% nas encomendas de semi-reboques, comparativamente ao mesmo período do ano anterior, num total superior a 12 mil veículos. Falando apenas nos países da parte ocidental da Europa, o crescimento foi de 34%, com 5638 encomendas realizadas no período mencionado. Josef Warmeling, responsável pelas vendas e usados na zona Oeste do continente, afirma que, para a Península Ibérica, o objectivo passa por "aumentar a confiança dos clientes, estabelecendo nova estrutura de vendas e continuando a trabalhar com distribuidores, mas também com key accounts, para estarmos mais próximos dos clientes". A estratégia dos próximos dois a três anos, segundo Warmeling, inclui a "consolidação da abertura dos escritórios em Saragoça. Temos uma boa marca, um bom produto e estamos muito perto daquilo que são as necessidades do mercado. Queremos alcançar 10% de share do mercado em todos os nossos produtos, o mais depressa possível, o que significa ir acima das 1000 unidades por ano". Para Portugal, acrescenta, está na calha a ampliação do número de pontos de serviço.

Kögel Cargo Strong Go

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Allianz Arena

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