Transporte Marítimo
19 fevereiro 2021

"Queremos colocar Viana na rede principal dos portos europeus"

O porto de mar de Viana do Castelo vai ganhar um novo fôlego com a conclusão dos novos acessos rodoviários e com os investimentos nos estaleiros que permitirão a chegada de navios de maior porte. O presidente da Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) afirmou que há objetivos ambiciosos para o porto de Viana, nomeadamente, colocá-lo no mapa dos maiores portos europeus. A aposta na indústria naval e em energias renováveis são dois pilares para o desenvolvimento do porto.

Numa entrevista ao semanário Alto Minho, Nuno Araújo admitiu ver com bons olhos a possibilidade, para já remota e polémica, de o porto estar incluído na cadeia logística do transporte de lítioexplorado na região.

O sector industrial do porto de Viana do Castelo revela-se fundamental para a APDL pela especificidade da construção/reparação naval. "Temos feito a construção de novos navios, reparações e reconversão de navios de todo o mundo que passam de diesel para GNL (gás natural liquefeito) no porto de Viana que também tem sido o berço de projectos de energias alternativas. Não conheço, aliás, nenhum outro porto no país que tenha paralelo sequer com o que se faz no porto de Viana", realçou o presidente da APDL, admitindo os contributos dos projetos WindFloat e CorPower Ocean têm tido para esse desígnio. "O porto de Viana tem sido o embrião para estas empresas que irão produzir energias alternativas com recurso ao vento ou das ondas e essa tem sido a nossa especificidade", acrescentou, na entrevista.

A APDL e a Câmara de Viana do Castelo investiram também seis milhões de euros na empreitada dos
novos acessos rodoviários ao sector comercial do porto de Viana do Castelo como objectivo de reforçar a sua competitividade e alargando o seu hinterland. A previsão é que os camiões possam circular pelos novos acessos entre a A28 e o porto de mar em Março deste ano.

Interessa-se por Transporte Marítimo?
Deixe-nos o seu e-mail e não perca as mais recentes notícias,
diretamente no seu e-mail.
Obrigado por subscreveres a nossa Newsletter!
Erro ao submeter o pedido, tente mais tarde!