Foi também iniciado o assentamento desses enrocamentos na zona de coroamento da cabeça do molhe, através da utilização de uma grua de grande porte.
Estes trabalhos têm como âmbito a colocação de 4.800 metros cúbicos de enrocamento da gama 100 a 150 KN na zona de maior desgaste da cabeça do quebra-mar, proporcionando uma maior robustez e segurança desta obra de proteção do porto.
Foram também já realizados os trabalhos iniciais de levantamento topo-hidrográfico da bacia e da área de acesso ao porto, com vista à realização das necessárias dragagens de manutenção.
As dragagens contemplam a retirada de 201.000 metros cúbicos de sedimentos de constituição arenosa da bacia portuária e a regularização da praia emersa, de forma a reestabelecer as condições de segurança marítima do porto de pesca e do movimento de saída e retorno das embarcações da faina.
As dragagens decorrerão sequencialmente nas diversas zonas previstas, desde o canal de acesso até à zona da praia, estando também contemplado o transporte dos sedimentos e a sua imersão em meio marinho, em zona da deriva litoral, de forma a promover a alimentação de praia e combate á erosão costeira.
O investimento total representa um investimento de 1,6 Milhões de Euros, proveniente integralmente do Orçamento do Estado de 2021.